24.3 C
Manaus
domingo, maio 19, 2024

Pedro Castillo é detido no Peru após tentativa frustrada de golpe; vice-presidente deve assumir o comando do país

Ex-presidente havia dissolvido parcialmente o Congresso nesta quarta-feira, 7/12. A vice-presidente do Peru, Dina Boluarte foi convocada para assumir a presidência do país

Por

Pedro Castillo, presidente do Peru que sofreu impeachment nesta quarta-feira, 7/12, foi detido pela Polícia Nacional do Peru, após fazer uma tentativa frustrada de golpe de Estado. Ele saiu do Palácio de Governo e foi levado à sede da prefeitura de Lima. O Congresso do Peru chamou a vice-presidente, Dina Ercilia Boluarte, para assumir o poder no país.

A TV peruana mostrou Castillo e sua família deixando o palácio de governo. Além dele, estavam a mulher, Lilia Paredes, os filhos e a cunhada. Eles foram detidos quando estavam retirando seus pertences em sacolas.

A polícia do Peru publicou uma imagem de Castillo detido em uma rede social. No texto, ele era descrito como “o ex-presidente”.

A crise política no Peru se agravou nesta quarta, quando Castillo dissolveu temporariamente o Congresso horas antes de uma moção de vacância (o equivalente a um processo de impeachment) ser votada contra ele. Apesar da medida, o Parlamento realizou a moção de censura e aprovou a deposição do político.

Nova presidente – Dina Ercilia Boluarte é a primeira mulher a ser presidente do Peru. Em julho de 2021, foi nomeada por Pedro Castillo ministra do Desenvolvimento e Inclusão Social do Governo. Ela renunciou ao cargo em novembro deste ano, após mais de um ano no ministério.

—–

Da Redação com informações do G1 e CNN

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -