Com a aproximação das eleições para à Presidência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadores começam a movimentação para emplacar seus nomes e a buscar apoio dos demais pares no Parlamento Municipal para a futura votação e ao menos nove nomes podem disputar à vaga. A votação da escolha do comando da CMM está prevista para ocorrer no próximo dia 5 de dezembro.
A movimentação das candidaturas iniciou logo após surgirem rumores de que o atual presidente, vereador David Reis (Avante), queria prosseguir na cadeira sem a devida votação. Isso só seria possível com a mudança no Regimento Interno da Casa Legislativa e na Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman), o que não caiu muito bem entre os parlamentares, que assinaram um documento para barrar a possível mudança que deveria ser proposta por Reis.
Entre os vereadores que já indicaram pretensões em assumir a cadeira de presidente da CMM, estão: Rodrigo Guedes (Republicanos), Jaildo Oliveira (PCdoB) e Sassá da Construção Civil (PT). Por outro lado, existem nomes que figuram como fortes candidatos ao cargo, entre eles: Diego Afonso (União Brasil), Yomara Lins (PRTB), Caio André (PSC), Wallace Oliveira (Pros), Lissandro Breval (Avante), e Marcelo Serafim (Avante).
Rodrigo Guedes anunciou, em outubro deste ano, sua decisão de concorrer à vaga. Na ocasião, ele chegou a dizer que estaria se candidatando para combater o possível golpe de David Reis. “Diante do avanço das articulações do Presidente da Câmara, David Reis, para dar o golpe e se reeleger; e da necessidade de um parlamento independente e transparente, lançarei, amanhã, (17/10) candidatura à Presidência da CMM!”, escreveu o vereador em suas redes sociais.
Já Jaildo Oliveira, anunciou desde o início deste mês sua candidatura ao posto e defendeu a alternância de poder entre os parlamentares. “Vivemos em um momento de tantas incertezas e essa é uma que não deve pairar sobre nossas cabeças. Creio que uma gestão de dois em dois anos é saudável para a pluralidade deste Poder Legislativo”, afirmou Jaildo.
Ao anunciar sua candidatura durante a sessão dessa segunda-feira, 21/11, o vereador Sassá disse que não integrava nenhuma “panela” na CMM e estava se colocando candidato a presidente da Casa Legislativa.
“Quero dizer que aqui não tô em panela nenhuma, que eu voto, se eu for votar, no melhor pra Câmara. E como nós estamos na Câmara que é do povo, e eu sou do povo também, eu tô declarando que sou candidato a presidente da Câmara. Tá?”
Cotados – Aparecem ainda os nomes dos vereadores Caio André, líder do governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) na CMM. Segundo sua assessoria, o parlamentar ainda não anunciou candidatura, mas integra o grupo que não aceitou a “manobra” para reeleição de David Reis. Caio André também se colocou à disposição desse mesmo grupo para que, se for necessário, sairia candidato sim.
Wallace Oliveira, que disse ao Portal O Convergente que não é candidato a presidente da CMM, embora componha atualmente a Mesa Diretora como 1º vice-presidente. “Até esse momento, nada caminha nessa direção”, disse ele.
Questionado se apoiaria uma possível candidatura de David Reis, Wallace foi enfático e disse que o Regimento Interno não permite reeleição na mesma legislatura e que ele também é contra mudanças na Loman.
“Eu sou contra a alteração na Loman que estabeleça a possibilidade de reeleição para a Mesa Diretora dentro da mesma legislatura. A Lomam é muito clara nisso, ela não concede esse direito. Então eu sou contra e penso que essa situação já foi resolvida, até porque os prazos já estão expirados, mas se isso vier à tona, eu sou contra a alteração da Loman, totalmente contra”, disse Oliveira ao O Convergente.
Lissandro Breval também negou candidatura à Presidência da CMM e disse que a legenda ainda não tem um nome que deva concorrer ao posto. O Convergente também fez contato com os vereadores Marcelo Serafim e Diego Afonso, além da vereadora Yomara Lins, para confirmar se de fato eles serão candidatos, mas não obteve retorno dos parlamentares.
Os partidos Democracia Cristã (DC) e Liberal (PL) devem ficar fora da disputa à Presidência da CMM.
—
Da Redação
Fotos: Divulgação