29.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 5, 2024

Roraima: Em entrevista, Teresa Surita apresenta propostas e pontua ataques sofridos durante campanha pelo Governo do Estado

Durante a entrevista, a candidata pontuou suas propostas para o Governo e disse que seu adversário, Antonio Denarium (PP), não tem o que apresentar nos debates e por este motivo não tem comparecido

Por

Em entrevista a um programa de rádio em Roraima, nessa quarta-feira, 28/9, a candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita (MDB), abordou propostas do seu plano de governo e para as áreas da saúde, educação, serviço público e outras. A candidata, que é frequentemente alvo de ataques por parte de seu adversário, governador e candidato à reeleição Antonio Denarium (PP), disse, ainda na entrevista, que a esperança vai vencer o medo.

Na ocasião, Teresa afirmou que está preparada para governar Roraima, pois conta com sua experiência em gestão como ex-prefeita de Boa Vista e, principalmente, sua determinação no cuidado com as pessoas.

“A esperança tem que vencer o medo. As pessoas precisam entender que o estado inteiro está pedindo socorro. Não temos tempo a perder e podem acreditar que nós podemos oferecer um Estado muito melhor, com condições de gerar emprego e riquezas. Serei uma governadora melhor do que fui prefeita. Nós podemos trabalhar e mudar a realidade de Roraima com um plano de governo de verdade, onde a transformação vai acontecer pra valer”, disse Teresa.

Educação – Sobre a educação no Estado, Teresa Surita disse que hoje Roraima tem a pior educação do Brasil, ao contrário de Boa Vista e que os alunos das escolas estaduais estão abandonados e sem perspectivas de futuro.

“Nós temos que agir urgente num contexto geral. Existem lugares nas comunidades indígenas que as crianças estudam sentadas no chão, as escolas não têm merenda, a estrutura é precária, e não há um planejamento de ensino. Os prédios escolares estão abandonados, a evasão escolar é imensa, professores não são valorizados, não tem material didático e nada que incentive o aluno a ficar na escola”, pontuou Surita.

Ainda na entrevista, Teresa afirmou que o Governo recebeu verbas para investir no estado e que com tanto dinheiro na conta, o atual governador só trabalhou na véspera de eleição, e que Denarium não comparece aos debates porque tem medo, que ele também “não construiu escolas, mas passa tinta para dizer que as unidades estão reformadas. Tudo que faz é apenas para enganar as pessoas”.

“Temos um plano de governo para trabalhar desde o primeiro dia. As pessoas sabem do meu compromisso e da minha atuação como gestora. Os jovens precisam entender que precisam e podem receber muito mais do que recebem hoje. Na verdade, hoje não existe nada. Um governo tem obrigação de oferecer oportunidades iguais para todos”, disse Surita.

Ela garantiu que em seu governo, educação será uma prioridade e que vai tirar Roraima da posição de pior educação do Brasil e trazer para uma das melhores do país.

“Vamos oferecer escolas com qualidade, com infraestrutura, merenda que alimente da forma correta, qualificação para professores, fardamento gratuito, internet. Os jovens terão escola de idiomas e de empreendedorismo. Vamos firmar parcerias com as universidades com bolsa, levar o ensino superior para o interior do estado e promover intercâmbio fora do Brasil para os melhores alunos”, afirmou.

Saúde – Teresa disse que no Estado a saúde é um desafio, mas que possui um “plano ousado” para transformar o atendimento médico em Roraima. Hoje, para Teresa, o maior problema é a corrupção.

“A corrupção é um câncer nesse governo. Não temos uma maternidade que respeita as mulheres. O HGR escorre sangue pelas paredes. Mas, vamos melhorar a saúde do nosso estado, sim. Meu plano de governo é ousado, mas as pessoas me conhecem e sabem que tudo que eu me comprometo a fazer eu faço. Vamos fazer da saúde, uma saúde digna para as pessoas. Eu estou preparada para resolver todos os problemas da área da saúde do Estado”, disse.

Entre as principais propostas de Teresa Surita para a saúde, estão: transformar o ambulatório do Cosme e Silva em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) completa, construir uma UPA em Três Corações, para atender a população de Amajari, Normandia e Pacaraima; construir um hospital da criança em Rorainópolis para atender as crianças do Sul do Estado e construir uma nova maternidade na zona Oeste de Boa Vista.
Teresa destacou ainda que quando governadora vai trabalhar em parceria com as prefeituras para desenvolver todos os municípios nos seus potenciais.

“Trabalhar com as prefeituras é primordial e lembra: “enquanto foi prefeita da capital nunca recebi apoio do governo, nem mesmo durante a pandemia. Me revolta lembrar que o atual governador dizendo que iriam morrer 300 pessoas, como se fosse admissível isso, uma conta, um simples número. Tivemos mais de 2.600 mortes na pandemia. Não tivemos apoio do governo. É desumano o que acontece na saúde do Estado. O governo se esconde dos debates. Na hora de falar cara a cara, ele se esconde. Fica comprando o voto das pessoas como se elas tivessem preço. Eu nunca vi um governo tão ruim como esse que temos agora”, afirmou.

Fake News – Teresa também esclareceu na entrevista sobre as diversas fake news que têm sido espalhadas durante esse período eleitoral, com o intuito de enganar e confundir o eleitor.

“Estou sendo vítima de um massacre de fake news, muitas mentiras feitas pelo Governo do Estado. As fakes são inventadas como forma de me atacar, mas o problema é que essas mentiras me doem, sim, mas são muito mais perversas quando tentam confundir as pessoas. Esse governo é um governo mentiroso. Não acreditem nessas mentiras”, desabafou.

Concursos Públicos – Para Teresa, são os servidores que fazem a transformação pública acontecer. Enquanto prefeita de Boa Vista, Teresa realizou 11 concursos públicos só nos últimos anos de mandato e chamou todos os aprovados. Ela garantiu que no estado não será diferente, irá promover diversos concursos. “Os servidores são fundamentais para garantir um atendimento de qualidade para as pessoas. No estado, precisamos fazer muitos concursos, em muitas áreas, para que a gente possa ter um atendimento muito melhor em Roraima. Dar garantia e estabilidade de trabalho para as pessoas. Concurso é necessário e nós vamos fazer”, destacou Teresa.

 

Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -