O debate realizado na tarde desta quinta-feira, 29/9, pela TV Norte Amazonas, entre os candidatos ao Governo do Estado, teve o primeiro bloco voltado para a segurança pública. Participam do debate os candidatos Israel Tuyuka (Psol), Carol Braz (PDT), Ricardo Nicolau (Solidariedade), Eduardo Braga (MDB) e Henrique Oliveira (Podemos). Wilson Lima (União Brasil) e Amazonino Mendes (Cidadania) não estão participando do embate.
Ao falar sobre tecnologias para a segurança, o candidato Israel Tuyuka disse que foi cobrado pelos alunos de como será implantado aparatos tecnológicos para auxiliar na segurança pública, se o Amazonas ainda tem uma internet precária.
Ainda no primeiro bloco houve novamente um pequeno embate entre os candidatos Henrique Oliveira e Eduardo Braga. Henrique disse à Braga que mais importante que emitir uma cédula de identidade é o povo ter uma carteira de trabalho, para garantir a empregabilidade. Braga rebateu e disse que sem ter identidade ninguém consegue ter uma carteira de trabalho, pois o documento é importante para outros atos de cidadania.
Henrique também relembrou o pagamento de R$ 5 milhões ao projeto de segurança, pago a consultoria da empresa americana Giuliani Security & Safety (GSS na sigla em inglês), do ex-prefeito de Nova Iorque Rudolph Giuliani, para implantação do Programa GuardiAM 24 Horas no Amazonas, no mandato tampão de Amazonino Mendes (2017-2018), que segundo Oliveira não serviu para nada.
Ricardo Nicolau e Carol Braz também expuseram suas propostas para um futuro governo para a área durante o debate.
—
Da Redação
Foto: Reprodução TV Norte