33.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Novo levantamento aponta que quase um terço dos deputados teve ‘baixa’ apresentação de Projetos de Lei na Aleam

A nova pesquisa considerou os encaminhamentos de Projetos de Leis (PLs) à Casa Legislativa pelos deputados, sendo eles de AUTORIA e de COAUTORIA, que preconiza o artigo 125, do Regimento Interno da Aleam, em que as proposituras “podem ser apresentada individual ou coletivamente, sendo considerados autores todos os seus signatários”

Por

Buscando acrescentar mais informações aos nossos eleitores, e seguindo o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o portal O Convergente realizou um novo levantamento pontuando a AUTORIA e COAUTORIA de Projetos de Lei (PLs) apresentadas pelos deputados estaduais que atuam 19ª Legislatura.

Destaca-se que o levantamento da matéria – Produtividade: Em três anos e meio de mandato, quase um terço dos deputados teve baixa apresentação de Projetos de Lei na Aleam – produzida pelo Portal O Convergente, baseou-se, APENAS, na AUTORIA dos Projetos de Lei (PLs) pelos parlamentares.

O novo dado, considerando os encaminhamentos PLs à Casa Legislativa pelos deputados – sendo eles de AUTORIA e de COAUTORIA -, preconiza o artigo 125, do Regimento Interno da Aleam, em que as proposituras “podem ser apresentada individual ou coletivamente, sendo considerados autores todos os seus signatários”.

Nesta pesquisa, foram considerados o total de proposituras com a soma de projetos AUTORAIS e COAUTORAIS de cada parlamentar, sendo pontuados como “baixa, média e alta produtividade”. Com “baixa produtividade”, considerando de 1 a 65 propostas; “média produtividade”, de 66 a 99 PLs, e “alta produtividade” a partir de 100 PLs.

“Baixa produtividade” – Conforme a pesquisa, os oito deputados menos produtivos em propostas de PLs nesta atual legislatura, de 1 até 65 estão: Abdala Fraxe (Avante), com 19 Projetos de Lei, porém mão tem colaboração em projetos dos demais parlamentares; Serafim Corrêa (PSB), com 25 PLs, sendo 20 de sua autoria e cinco como coautor; Cabo Maciel (PL), com 41 proposituras, 39 como autor e dois como coautor.

Já Wilker Barreto (Cidadania), aparece com 56 PLs em seu nome, sendo 53 como autor e na participação como coautor em mais três proposituras; Sinésio Campos (PT), com 57 projetos, sendo 44 como autor e 13 como coautor com demais parlamentares; Dermilson Chagas (Republicanos) com 61, sendo 58 autorais e a participação em mais três proposituras como coautor; Dr. Gomes (PSC), com 61, sendo autor de 54 PLs e mais sete como coautor, e Álvaro Campelo (PV), com 63 PLs, sendo 59 como autor e a participação em quatro como coautor.

“Média produtividade” – Na pesquisa, foi identificado aqueles parlamentares que tiveram “produção mediana” quanto ao encaminhamento de PLs à Aleam, entre 66 a 99, aparecem: Carlinhos Bessa (PV), com 96 PLs, sendo 86 de sua autoria e 10 coautoria; Therezinha Ruiz (PL), com 96 PLs, sendo 59 proposituras de sua autoria e 37 coautorias. Fausto Júnior (União Brasil), com 94 projetos, sendo 82 de sua autoria e mais 12 participação em coautorais; Ricardo Nicolau (Solidariedade), com 93 proposituras; Delegado Péricles (PL) tem 78 projetos, sendo 70 de sua autoria e mais oito em coautoria; Adjuto Afonso (União Brasil), com 67 PLs, sendo 62 de sua autoria e a participação como coautor em mais cinco PLs.

“Alta Produtividade” – Quanto a questão da “alta produtividade”, considerando os projetos autorais e os que são de coautoria, a contar a partir de 100 projetos ou mais, apareceram os deputados: Joana Darc (União Brasil) com 471 propostas, sendo 444 propostas autorias e mais 27 assinaturas como coautora; seguido do presidente da Aleam, Roberto Cidade (União Brasil), com 234 PLs, sendo 213 projetos próprios e com coautoria em mais 21; da deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), com 229, sendo 224 proposituras autorais e mais cinco como coautora; Saullo Vianna (União Brasil), com 148 PLs, sendo 140 projetos autorais e oito coautorias; Felipe Souza (Patriota), com 132, sendo 120 PLs autorias e mais 12 como coautor; João Luiz (Republicanos), com 108 PLs, sendo 100 autorais e mais oito em coautoria.

Fora do levantamento – Por não terem participado desde o início da atual legislatura, em janeiro de 2019, só entrando após essa data na Aleam, o do deputado Tonny Medeiros (PL) não entra na análise da baixa, média e alta produtividade – na propositura de PLs -, por não ter projetos cadastrados entre 2019 e 2020, somente começando a ter registros em 2021.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) também não entrou na análise, pois ficou afastada das atividades parlamentares de março de 2021 a fevereiro de 2022, o que também diminuiu o número de suas proposituras neste período.

Outros parlamentares que também não entraram na avaliação foi o deputado Belarmino Lins (PP), Nejmi Aziz (PSD), pois não irão disputar nas eleições deste ano.

Candidatos à reeleição – Dos 24 deputados estaduais do Amazonas, apenas 19 estão candidatos à reeleição neste ano. Os deputados Saullo Vianna e Fausto Júnior irão concorrer a uma das oito vagas para deputado federal. O deputado Ricardo Nicolau, este ano, é candidato a governador do Amazonas.

Pesquisa – Os dados foram coletados no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam, na página dos parlamentares, e são referentes aos mais de três anos de atuação, entre janeiro de 2019 até o dia 13 de setembro deste ano.

 

Da Redação

Fotos: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -