No próximo sábado, 13/8, o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), de responsabilidade da Prefeitura de Boa Vista, e o único hospital infantil que atende pacientes da capital e dos demais municípios de Roraima, completa seus 22 anos de serviços prestados à população, sobretudo crianças a partir dos 29 dias até 12 anos.
“Foram grandes mudanças que tivemos desde a fundação do hospital no ano de 2000. Na gestão anterior em 2015, foram iniciadas reformas, aquisição de equipamentos e ampliação de blocos. A prefeitura conta hoje com mais de 32 especialidades de atendimento, um grande avanço, pois inicialmente existiam apenas 15 especialidade” disse, o prefeito Arthur Henrique.
A prefeitura está trabalhando para ampliar ainda mais o atendimento com os leitos de internação. Em 2021, o Bloco I, o maior de internação, passou por reformas, sendo entregue em janeiro, com 33 leitos. Atualmente, o hospital conta com 10 leitos de UTI, podendo ser ampliado para mais 5.
Estrutura e educação – Com estrutura moderna, equipamentos novos de última geração e qualificação dos profissionais, o hospital faz a diferença para continuar como referência em atendimentos. Desde 2007, o HCSA dispõe de um trabalho especial para que os pacientes em idade escolar não fiquem sem aprendizado durante o período de internação. As crianças têm aula, com a ajuda de três pedagogas cedidas pela Secretária Municipal de Educação (SMEC).
Em 2013, Laudineia Barros começou a fazer parte do quadro de servidores efetivos do HCSA como enfermeira. Em 2018, assumiu como diretora de Urgência e Emergência. Ela deixa claro que o atendimento no hospital sempre foi e vai ser pensando na melhoria da qualidade de vida das crianças e famílias atendidas.
“Desde o início da minha caminhada de trabalho, observo a evolução, tanto no atendimento quanto na capacitação desses profissionais, por meio do Curso de Segurança do Paciente e Emergências Pediátricas”.
Premiações e avanços 2017 a 2022
- Certificação Ouro – Avanço que demonstra a melhoria da qualidade dos serviços e a redução significativa de infecção hospitalar.
- Primeira captação de órgãos – Inseriu a capital no sistema nacional de captação de órgãos e credenciou os profissionais do HCSA para este procedimento.
Pelo 4°ano consecutivo, a unidade recebeu a certificação com desempenho Excelente do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), o que atesta a confiança e qualidade dos exames.
Funcionamento de bloco e atendimento:
O HCSA possui hoje, 8 blocos reformados em 100%, somando 10 áreas hospitalares, sendo:
· Bloco A – Serviço ambulatorial e administrativo
· Bloco B – Área de imagem e laboratorial, além da Agência Transfucional
· Bloco C – Emergência, Trauma, Pronto Atendimento, UTI, além das áreas amarela e verde
· Bloco D – Faturamento e manutenção predial
· Bloco E – Lavanderia, farmácia, cozinha (Refeitório)
· Bloco F – Centro cirúrgico, CME e repouso
· Blocos G, H, I, J – são blocos de internação, incluindo oito leitos, UCP e nove redes de leitos de internação indígena.
— —
Da Redação com informações da assessoria de imprensa
Foto: Divulgação