28.3 C
Manaus
sábado, outubro 5, 2024

Simone Tebet e Mara Gabrilli anunciam chapa 100% feminina à Presidência

Composição da chapa foi confirmada em evento no diretório estadual do PSDB, em São Paulo, nesta terça-feira, 2. É a primeira chapa entre partidos com representatividade no Congresso formada integralmente por mulheres na história das eleições para presidente do Brasil

Por

Em evento no diretório estadual do PSDB, em São Paulo, nesta terça, 2/8, as senadoras Simone Tebet (MDB), candidata à Presidência, e Mara Gabrilli (PSDB-SP), candidata a vice, confirmaram, a primeira chapa entre partidos com representatividade no Congresso formada integralmente por mulheres na história das eleições para presidente do Brasil.

Confirmada na semana passada como candidata à Presidência, na convenção do MDB, Tebet é a nona mulher a disputar a Presidência – depois dela, Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU) – essa última, que já havia disputado o cargo em 2018 – também foram aprovadas por seus partidos.

Já a chapa entre Tebet e Gabrilli, que formam parte da bancada feminina no Senado, é a terceira 100% feminina da história brasileira desde a redemocratização – a primeira, no entanto, a ser composta por partidos que estão representados no Congresso

A composição da chapa foi confirmada em evento no diretório estadual do PSDB com a presença dos presidentes dos partidos, Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania), que formam a coligação.

A decisão de indicar Gabrilli à vaga ocorreu após a desistência do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), citado por Tebet como seu favorito para o cargo, de ocupar o posto de candidato a vice-presidente. Tasso também prestigiou o anúncio da chapa nesta terça.

Araújo, Tasso e Freire foram os primeiros a discursar no evento, comentando a composição entre Simone Tebet e Mara Gabrilli.

Outras chapas 100% femininas-  No pleito de 2006, o PRP foi às urnas com uma chapa composta pela cientista política Ana Maria Rangel, candidata a presidente, e a advogada Delma Gama, candidata a vice. Na ocasião, elas receberam 0,13% dos votos válidos e, entre as oito candidaturas, terminaram o pleito na quinta colocação.

A segunda chapa inteiramente feminina foi confirmada no domingo (31). A operária Vera Lúcia (PSTU), candidata à Presidência da República, tem como vice a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão.

No entanto, diferentemente do MDB e do PSDB, o extinto PRP, partido de Rangel e Gama, não tinha representatividade no Congresso em 2006 – mesmo caso do PSTU atualmente.

— —

Da Redação com informações da CNN

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -