33.3 C
Manaus
domingo, novembro 24, 2024

Ministério Público do Amazonas inicia celebração de 130 anos do órgão com ciclo de palestras

Ministério Público do Amazonas (MPAM) completa 130 anos no próximo dia 23 de julho, prestando serviços relevantes em defesa dos direitos da população amazonense

Por

Em comemoração aos 130 anos do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a entidade iniciou a partir desta quinta-feira, 21/7, uma série de atividades para divulgar a sua atuação ao longo deste período e do futuro da instituição perante a sociedade amazonense, iniciando as comemorações com uma série de palestras para o fortalecimento do trabalho de seus procuradores e promotores e em benefício dos cidadãos.

Durante a cerimônia de abertura das palestras, o procurador-geral Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, destacou o trabalho da instituição nestes mais de cem anos pela defesa da cidadania e da democracia brasileira.

“A história do Ministério Público para o Amazonas é de suma importância em virtude de todo o membro do MP ser um promotor, um promotor de Justiça, é o cidadão sendo defendido pelo Ministério Público, que é um lar, é a residência do cidadão, é onde a gente defende a cidadania, e principalmente a gente tem o trabalho de defesa da democracia, então a democracia brasileira está interligada em todas as nossas ações, nas áreas da infância e juventude, educação, saúde e de meio ambiente, principalmente defendendo a nossa Floresta Amazônica”, destacou o procurador-geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

Ainda na solenidade, Alberto Nascimento Júnior destacou a promoção e a inclusão de pretos, índios, mestiços, da mulher, do caboclo e do movimento LGBTQIAP+, além de lutar pela igualdade social, como um todo.

Um dos palestrantes do Ciclo de Palestras “Discutindo o Futuro do Ministério Público”, o procurador Regional da República, Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, disse ao Portal O Convergente que sua palestra vai abordar melhorias para o desempenho do trabalho do procurador e do promotor, tanto no ambiente interno, de como atuar em meios aos conflitos e na negociabilidade, quanto no externo, no trato com a sociedade em geral.

“A expectativa é a melhor possível, principalmente porque será uma celebração do Ministério Público do Amazonas, que é muito importante para todos nós e muito conhecido Brasil afora. A minha palestra vai buscar comentar um pouco sobre novas perspectivas de atuação do MP, como melhorar o nosso trabalho, como revisitar determinadas questões, trabalhando e pensar nelas para o futuro, questões sobre a negociabilidade, como fazer a composição de conflitos, de como melhorar este aspecto, como melhorar o nosso diálogo interno e externo, e outros. Tenho certeza de ser este um momento muito importante para o Ministério Público do Amazonas”, enfatizou.

Para o presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), que representa à categoria de procuradores e promotores de Justiça do Estado, procurador Alessandro Samartin, o MPAM se destacou ainda mais durante a pandemia da Covid-19, em que a instituição teve que se reinventar nos atendimentos e conseguiu realizar o seu trabalho em defesa do cidadão amazonense.

“O Ministério Público como integrante da sociedade não ficou alheio a estas transformações. Foram e são muitas mudanças experimentadas, mas algumas coisas não mudam no coração dos integrantes e das integrantes da carreira ministerial e de nossos servidores: o amor em servir ao nosso povo, a vontade de lutar por justiça e pelo bem. Estes sentimentos foram vistos em todos que ajudaram a construir estes 130 anos de história”, ressaltou Samartin.

Participaram ainda da solenidade, procuradores, subprocuradores e promotores de Justiça, de demais ministérios Públicos do Brasil, como o dos estados do Espírito Santo, Alagoas, Acre, Amapá, Roraima, Distrito Federal, Maranhão e Pernambuco; além de representantes da Prefeitura de Manaus, do Governo do Amazonas, dos Tribunais de Contas (TCE-AM), de Justiça (TJAM) e do Trabalho no Amazonas (TRT) e da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB/AM).

Demais comemorações – Nos dias 22/7 e 23/7, acontecerão as reuniões do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), no Centro Cultural Palácio Rio Negro – Salão Rio Solimões, no Centro de Manaus, com a participação de procuradores-gerais dos MPs brasileiro.

No domingo, 31/7, domingo, às 6h, membros, servidores, estagiários, colaboradores do MPAM e a população em geral poderão participar da “Corrida 130 anos MPAM”. A prova terá percursos de cinco e dez quilômetros. A expectativa da organização é de que cerca de mil atletas participem do evento. A corrida terá largada e chegada na Arena Amadeu Teixeira.

Confira a entrevista exclusiva do procurador-geral, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior ao Portal O Convergente:

Da Redação

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -