28.3 C
Manaus
sexta-feira, dezembro 27, 2024

TRE-AM fala sobre auditoria de urnas eletrônicas e seguridade do sistema eleitoral no Amazonas

Mudança no horário de votação no Amazonas, que irá seguir um horário unificado em todo o país, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), irá iniciar às 7h, na maioria dos municípios do Estado, e como as novas urnas eletrônicas vão ajudar no processo de apuração também foram abordados durante coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 18/7

Por

Como parte das ações da Justiça Eleitoral para dar visibilidade sobre a segurança e transparência do processo eleitoral, a diretora-geral e o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), Melissa Lavareda e Ivan Carneiro, respectivamente, concederam coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 18/7, para falar sobre as ações que estão sendo feitas pelo órgão dias antes do pleito e sobre a seguridade das urnas eletrônicas.

Na entrevista, que aconteceu na Central de Urnas Eletrônicas, eles também falaram sobre a mudança no horário de votação no Amazonas, que irá seguir um horário unificado em todo o país. Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a votação iniciará às 8h (horário de Brasília), sendo assim, em praticamente todos os municípios do Amazonas, a votação inicia às 7h.

A diretora-geral do TRE-AM explicou que, entre outras coisas, que o órgão não terá um sistema diferenciado em relação a segurança das urnas.

“A segurança das urnas a gente já trabalha com ela em vários aspectos. Vai ter o processo de auditoria e além disso é verificado a questão da segurança do sistema no dia da eleição. Com relação ao processo de distribuição das urnas no dia da eleição, elas serão acompanhadas pela segurança, que no caso será a polícia militar ou as forças armadas”, explicou ela ao citar que o procedimento, até então, será o mesmo feito em todas as eleições.

O secretário de tecnologia da informação do TRE-AM, Ivan Carneiro, também falou sobre o e assunto e reforçou que a auditoria das urnas, de um modo geral é feita de forma contínua. Assim como falou sobre as ações do órgão eleitoral para levar as informações sobre o assunto a população.

“O trabalho é contínuo. A gente está sempre trabalhando na manutenção delas [urnas], na qualificação delas. Sempre a gente vai melhorando na questão da segurança. Estamos trabalhando a questão de levar informações para os jovens e adultos. Este ano a gente pretende fazer palestras em universidades, levando não só as informações técnica, mas levar uma discussão sobre esses eventos”, disse Carneiro.

Urnas e eleições – Segundo o TRE-AM, 9 mil urnas serão utilizadas durantes as eleições no Estado este ano. Uma boa parte delas é nova, com um novo sistema de tecnologia avançado, que possuem um processador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior.

“No total, nós temos 9.209 urnas eletrônicas. Das quais 3.454 são do modelo mais recente. É um modelo que tem uma capacidade processual 18x mais rápida que os modelos anteriores. É um modelo que traz uma melhoria, um conforto maior para os eleitores. A capacidade dela de processamento, por ser superior, com certeza vai otimizar a apuração individual das urnas desse modelo e como nós vamos trabalhar esse ano com uma eleição de horário unificado, a gente acredita que até as 19h nós já teremos o resultado das eleições”, explicou o chefe da central de urnas eletrônicas, Herbert Ferreira.

O especialista também falou sobre as etapas finais que estão sendo feitas pelo órgão eleitoral há pouco mais de dois meses do dia do pleito.

“Atualmente nós estamos trabalhando na instalação do certificado das urnas eletrônicas do modelo novo. Nos demais modelos isso já está implementado. Estamos preparando as urnas eletrônicas que vão ser utilizadas no treinamento dos mesários. A previsão que temos para fazer o deslocamento logístico dessas urnas é até o final da segunda quinzena de agosto, para os municípios polos. Na sequência a gente faz a preparação das urnas, aqui na sede, para que sejam encaminhadas para os municípios normais, que não são polos”, explicou Ferreira.

— —

Texto e foto: Izabel Guedes

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -