33.3 C
Manaus
segunda-feira, julho 8, 2024

David Almeida anuncia ação de megavacinação contra a Covid-19 em Manaus

Prefeito de Manaus alertou que quase 1,5 milhão dos manauaras ainda estão com a carga vacinal incompleta e anunciou mega ação de vacinação que inicia nesta quinta-feira, 7/7, e vai até o sábado, 9/7, com atendimento presencial e em formato drive-trhu para alguns pontos de imunização

Por

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou na manhã desta quarta-feira, 6/7, uma mega-ação de vacinação contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira, 7/7, até o próximo sábado, 9/7. Nos três dias, a será realizada das 9h às 22h, por meio de parceria da Prefeitura de Manaus e do Governo do Amazonas. De acordo com Almeida, nos últimos 10 dias, houve um aumento de quase 1000% de casos de Covid-19 em Manaus, e quase 1,5 milhão dos manauaras ainda estão com a carga vacinal incompleta.

O anúncio da campanha de vacinação foi feito na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na zona Centro-Sul da cidade, e contou com a presença do secretário municipal de saúde, Djalma Coelho, e a da diretora-presidente da Fundação de Vigilância e Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim.

Ainda durante anúncio, o prefeito de Manaus destacou dados dos não vacinados contra a Covid-19 na capital amazonense. Segundo ele, 160 mil estão sem tomar a segunda dose do imunizante; 800 mil pessoas não fizeram a terceira dose, e 340 mil pessoas ainda não tomaram a quarta dose, liberada na semana passada.

“A vacinação sempre esteve à disposição da população. Nós temos vacinas suficiente. Tínhamos 55 UBSs [Unidades Básicas de Saúde] prontas e aptas para receber a população. Infelizmente dado ao aumento de casos em, infelizmente, de mais de 1000% nos últimos dez dias, se fez necessário esse alerta, para que as pessoas retornem para tomar a vacina. Nós fizemos esse alerta na semana passada e muitas pessoas nos procuraram, um número exponencial. Estamos propondo essa mega-ação de vacinação, no próximo final de semana, para que possamos diminuir o número de pessoas que não estão com o ciclo vacinal completo”, afirmou David Almeida.

Almeida destacou que o objetivo da megavacinação é diminuir as chances de muitos casos graves da doença em Manaus, que sofreu nas duas últimas ondas da infecção, além de conscientizar a população para evitar medidas restritivas mais brandas, como em 2021.

“Nós queremos diminuir esses percentuais para que possamos aumentar o número de pessoas imunizadas, com o esquema vacinal completo, e estarmos protegidos contra os casos graves da Covid-19. Não vamos permitir que Manaus possa viver novamente o que viveu no ano passado. Daí a necessidade de conscientização da população para que possa voltar aos pontos de vacinação”, pontuou o prefeito.

Postos de vacinação – De acordo com o secretário da Semsa, os pontos de vacinação não farão o teste de Covid-19 para evitar aglomerações nestes locais.

Já a população que busca completar o esquema vacinal contra a Covid-19, devem se dirigir aos Centros de Convenções de Manaus – Sambódromo -, Vasco Vasques, e Studio 5, que terão os horários estendidos e atendimento em formato de drive-thru. Já o atendimento no Shopping Phelippe Daou, na zona Leste, o público poderá se vacinar entre às 9h até às 16h.

Além disso, as UBSs passaram de 55 para 80 unidades com a campanha da vacinação contra a Covid-19, entre 8h às 16h, e em dez delas o atendimento será estendido até às 20h. Todos os postos de vacinação serão disponibilizados nos sites da Prefeitura de Manaus e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

 

Por Edilânea Souza

Foto: Dhyeizo Lemos / Semcom

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -