27.3 C
Manaus
terça-feira, abril 23, 2024

Reconhecimento e experiência, Teresa Surita, um nome de peso para Roraima

“A prefeita que colocou Boa Vista no ranking das cidades mais bem avaliadas do país”. É assim que a pré-candidata ao Governo de Roraima nas eleições de 2022, Teresa Surita (MDB), é avaliada pelos moradores do município que querem uma melhor administração para o Estado

Por

Fazer pelo estado de Roraima o que fez em Boa Vista nos cinco mandatos que exerceu como prefeita do município. É um dos focos da pré-candidata ao Governo de Roraima nas eleições 2022, Teresa Surita (MDB). O trabalho realizado na gestão de Surita, fez com que a capital de Roraima entrasse no ranking das cidades mais bem avaliadas do país.

Formada em Turismo, pela Faculdade de Turismo do Morumbi, atual Universidade Anhembi Morumbi (UAM), em São Paulo, ela tem especialização no Desenvolvimento da Primeira Infância, pela Universidade de Harvard.

Surita, além de ex-prefeita de Boa Vista, também foi deputada federal por duas vezes. No primeiro mandato, disputado nas eleições de 1990, ela foi eleita como a mais votada no estado de Roraima, com mais de 11 mil votos. Assumindo o cargo no inicio de 1991.

Na Câmara dos Deputados, ela fez parte da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a impunidade de traficantes e o crescimento do consumo de drogas. Também foi suplente na Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) e atuou, entre outras coisas, como titular na CPI sobre exploração sexual de crianças e adolescentes, feita na casa legislativa em 2012.

As experiências políticas, tanto à frente da Prefeitura de Boa Vista onde foi eleita pela primeira vez em 1992, com 43% dos votos válidos, como nos anos em que atuou na Câmara dos Deputados, foram importantes para a ex-prefeita galgar os passos para uma vaga ao Executivo Estadual.

“Governei Boa Vista por cinco vezes, a cada mandato aprendi mais. Não nasci política, tive que enfrentar desafios e sendo mulher tive que provar isso diariamente. A Teresa que hoje está pronta para esse novo desafio deve muito a quem acredita em que é possível mudar. Aceito com muita vontade e segurança, me preparei para esse momento minha vida inteira”, disse a ex-prefeita, ao lançar sua pré-candidatura ao Governo de Roraima, em fevereiro deste ano.

Atuação como prefeita – À frente da Prefeitura de Boa Vista, Surita criou políticas públicas que atendem desde a infância até os projetos de geração de renda e empregos. O que tornou Boa Vista a capital da primeira infância.

“Aquele que governa deve, acima de tudo, ver cada pessoa e enxergar o problema do outro como se fosse seu. É assim que se melhora tudo, a educação, a saúde, a segurança. Com o olhar e com o coração, no lugar certo, é que transformamos a nossa realidade e podemos dar às pessoas oportunidades reais de melhorar suas vidas, não apenas em propagandas de TV ou em véspera de eleição”, opinou Surita.

Em suas gestões, Surita trabalhou na recuperação da cidade, implantando uma enorme quantidade de ações e de obras, em todos os bairros, Com importantes obras de urbanização, infraestrutura e mobilidade urbana, garantindo considerável melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade e resgate da autoestima das pessoas.

Em 2019, Teresa Surita conquistou o prêmio Prefeito Empreendedor 2019, vencendo em duas categorias: Pequenos Negócios no Campo” e “Inovação e Sustentabilidade”.

Já em 2020, último ano de gestão à frente da Prefeitura de Boa Vista, Teresa Surita inaugurou o Parque do Rio Branco. Um complexo que conta com um mirante de 100 metros de altura, a maior Selvinha Amazônica de Boa Vista, mural artístico, além de outros atrativos. A construção de todo o complexo do Parque do Rio Branco aconteceu em parceria com o ex-senador Romero Jucá (MDB).

Renúncia e vida política – A boa avaliação de Surita, pela população de Boa Vista, fizeram com que a parlamentar renunciasse, por duas vezes, ao mandato de deputada federal. Um na Legislatura de 1991-1995, para exercer o cargo de prefeita de Boa Vista, em 31 de dezembro de 1992, e outro na Legislatura 2011-2015, para assumir, mais uma vez o mandato de prefeita de Boa Vista, em 1º de janeiro de 2013.

Antes de ser deputada e prefeita, Surita, que já disputou uma vaga ao Governo de Roraima e ao senado federal em outras eleições, foi coordenadora de Ação Social do Governo de Romero Jucá, seu marido à época.

Ela, que é paulista e filha de ex-vereador, mora há anos em Boa Vista. Surita, além de prefeita e deputada federal, também já fez parte do Ministério das Cidades entre 2008 e 2009, como secretária nacional de Programas Urbanos durante a gestão do ministro Márcio Fortes de Almeida.

Durante sua gestão à frente do ministério, foi responsável por programas como a transferência de titularidade de terras urbanas da União para ex-territórios na Amazônia, a regularização fundiária urbana, a construção do Programa Minha Casa Minha Vida, a destinação de imóveis do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para fins de habitação de interesse social e a mediação de negociações com os movimentos sociais pela habitação urbana.

— —

Da Redação

Fotos: Divulgação / Ilustração: Marcus Reis

Fique ligado em nossas redes

spot_img

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -