26.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Governo do Amazonas, Prefeitura e autoridades do Estado lamentam morte de empresário Saul Benchimol

Além do Governo e Prefeitura, vários políticos do Amazonas repercutiram e lamentaram a morte do empresário que foi um dos fundadores dos grupos Bemol e Fogás, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda no Estado Amazonas

Por

O Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e diversos nomes da política do Estado lamentaram a morte do empresário e professor amazonense Saul Benchimol, que faleceu aos 87 anos, neste domingo, 13/2.

Por meio de nota, o Governo do Amazonas lamentou o falecimento do empresário, que junto com os irmãos Samuel e Israel Benchimol, foi fundador dos grupos Bemol e Fogás, contribuindo fortemente para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda do Estado Amazonas. “Neste momento de luto, o Governo do Amazonas se solidariza à família Benchimol e amigos do estimado professor Saul”.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lamentou e prestou condolências à família do empresário. “Minha solidariedade à família e a todos os amigos neste momento de dor. Saul Benchimol foi um grande empreendedor, um visionário na Amazônia, tendo contribuído muito para o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, teve sua história marcada por amor ao magistério, formando várias gerações e também deixou como legado uma vasta produção intelectual”, disse o prefeito.

Políticos – O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (PV) manifestou pesar pela morte de Saul Bechimol. Segundo o parlamentar, ele foi um homem que escreveu seu nome na história do Amazonas. “Dr. Saul Benchimol deixa um admirável legado à sociedade amazonense, como professor, intelectual e empreendedor”, disse.

Cidade lembrou que o empresário foi homenageado, em setembro de 2021, com a Medalha do Mérito Ruy Araújo, a maior comenda da Casa Legislativa, concedida a pessoas que atuam de maneira honrosa e se destacam nos diversos segmentos da sociedade amazonense, numa propositura do deputado Serafim Corrêa (PSB), aprovada por unanimidade em plenário. “Dr. Saul é um homem que ajudou muito o Estado do Amazonas.

Um empreendedor, um homem competente, um professor, um exemplo para as gerações presentes e futuras, seja à frente das empresas de sua família que sempre contribuíram para a geração de emprego e renda para os amazonenses; seja com sua brilhante carreira acadêmica, por meio da qual formou grandes profissionais na área de Economia”, afirmou. “É uma perda irreparável, não só para seus familiares e amigos, mas para toda a sociedade amazonense”, declarou Roberto Cidade.

O deputado estadual Serafim Corrêa e o ex-governador do Estado Amazonino Mendes (sem partido) também lamentaram ocorrido em postagens feitas em suas redes sociais.

“Meu professor nos anos 60, no tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Perdemos todos, a sua família, os seus amigos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo. Saudades meu amigo, mestre Saul Benchimol”, lamentou Serafim.

“Esse foi o último encontro que tive com o amigo Saul Benchimol, em 1° de julho do ano passado. Foi no lançamento do livro ‘A Saga de um Judeu na Amazônia’, do escritor Abrahim Baze, em que mergulha na vinda de Saul Benchimol para a nossa cidade. Aqui, Saul ajudou a fundar a Fogás e foi um grande desbravador. Agora à noite fui informado da sua partida, o que me deixou muito triste. Um homem incrível que deixa seu grande legado. Que Deus conforte todos da família e amigos que ele soube tão bem cativar”, lembrou Amazonino Mendes.

Confira as postagens:

Histórico – Saul Benchimol nasceu em Manaus em 14 de agosto de 1934. Na antiga Universidade do Amazonas (UA), atuou como professor por 36 anos. Desde 2001, ocupava a cadeira de número 11 como membro da Academia Amazonense de Letras. Em seu currículo, constam mais de 100 publicações, sendo a mais recente a “A saga de um judeu na Amazônia”. No ramo empresarial, foi co-fundador da Bemol e Fogás.

Filho de imigrantes judeus, Saul Benchimol era formado em Direito pela Universidade do Amazonas (UA), onde foi professor por 36 anos. Cursou mestrado na Universidade New México e também era pós-graduado em Economia Internacional pela Universidade de Yale.

Intelectual e autor de centenas de livros, foi um dos fundadores e primeiro presidente do Clube da Madrugada, importante associação literária e artística brasileira e era membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001.

— —

Da Redação com informações da assessoria de imprensa

Foto: Divulgação

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -