28.3 C
Manaus
sexta-feira, maio 24, 2024

Autoridades do Amazonas lamentam morte do ex-deputado José Dutra

O advogado e ex-deputado estadual e federal pelo Estado, José Cardoso Dutra, morreu na manhã desta quinta-feira, 6/1, em Brasília, vítima de uma parada cardíaca aos 84 anos. Dutra foi deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e teve dois mandatos como deputado federal

Por

Autoridades do Amazonas lamentaram a morte do advogado e ex-deputado estadual e federal pelo Estado, José Cardoso Dutra, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 6/1, após sofrer uma parada cardíaca, em Brasília, onde morava. Dutra, que tinha 84 anos, foi deputado estadual por três mandatos e também exerceu a função de presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) no biênio de 1975 e 1976. O político também foi deputado federal, no período de 1987 a 1995.

Em nota, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), o prefeito de Manaus em exercício, Marcos Rotta, e o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (PV), manifestaram pesar pelo óbito de José Dutra, que era considerado um expoente da política no Amazonas.

Wilson Lima destacou a contribuição de José Dutra para o Amazonas em sua trajetória de vida pública e se solidarizou com a dor de familiares e amigos.

Marcos Rotta prestou condolências à família do político. “Neste momento de dor, presto minhas condolências à família e aos amigos de Dutra, como ficou conhecido na cidade de Manaus. Que Deus possa confortar a todos nesse momento tão doloroso”, lamentou Marcos Rotta.

“Lamento profundamente a perda desse parlamentar que tanto contribuiu para a história política de nosso Estado”, disse o deputado Roberto Cidade.

José Dutra – Nascido no município de Barreirinha, no interior do Amazonas, José Cardoso Dutra era advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1967. Ele foi pecuarista, professor e bancário, atuando como líder sindical. Dutra foi deputado estadual por três legislaturas, sendo nas 7ª, 8ª e 10ª legislaturas. De 1987 a 1991, foi deputado federal pelo Amazonas, sendo reeleito em 1991.

Em 1992, Dutra fez parte de uma das mais disputadas eleições da história do Amazonas pela Prefeitura de Manaus. Na ocasião, apoiado por Gilberto Mestrinho e Arthur Neto, tendo Wilson Alecrim como vice, Dutra enfrentou o ex-governador do Amazonas, Amazonino Mendes, que tinha Eduardo Braga de vice, que acabaram vencendo no segundo turno.

José Dutra faleceu aos 84 anos, no Hospital Santa Lúcia, em Brasília. Ele será sepultado às 9h, desta sexta-feira, 7/1, no cemitério Boa Esperança, na capital federal, onde residia desde que saiu da política.

—-

Por Redação

Foto: Divulgação Aleam

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -