Marco Aurélio de Lima Choy pediu exoneração do cargo de Procurador-Geral do Município de Manaus para voltar à presidência da Ordem de Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), de onde havia se licenciado para assumir o cargo na Procuradoria Geral do Município (PGM). A exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) dessa quinta-feira, 17/9, que traz também a nomeação para o cargo de Ivson Coelho e Silva, que atuava como subprocurador.
Exoneração e nomeação:
O retorno de Marco Aurélio Choy ao comando da OAB-AM ocorre no momento em que o advogado Alberto Simonetti, o Beto Simonetti, articula candidatura à OAB nacional. Desde que se licenciou, em janeiro, a seccional Amazonas era comandada pela advogada Grace Benayon, eleita vice-presidente na chapa de Choy.
Choy volta ao comando da OAB-AM para fortalecer a articulação em torno do nome do advogado Jean Cleuter para a eleição na seccional Amazonas que ocorre no segundo semestre de novembro deste ano, em torno do nome de Beto Simonetti para a direção nacional da categoria e também para cuidar da própria campanha para conselheiro da OAB nacional.
“Registro a gratidão pela confiança depositada por Vossa Excel6encia e a honra de servir o Município de Manaus, durante sua gestão, da qual muito me orgulho de fazer parte”, escreveu o ex-procurador no pedido de exoneração.
Pedido de exoneração:
Novo procurador – Ivson Coêlho e Silva é procurador de carreira do município de Manaus, Ivson Coêlho havia sido nomeado como subprocurador-geral do município em janeiro deste ano, desempenhando suas funções até a presente data. No período de 2007 a 2010, ele exerceu o cargo de procurador-chefe da Procuradoria do Contencioso Tributário.
O novo titular da PGM é membro da Comissão Nacional de Direito Tributário, no Conselho Federal da OAB, e doutor em Direito Constitucional, pela Universidade de Fortaleza (Unifor), por onde também é mestre em Direito Constitucional.
No período de 2010 a 2012, foi vice-presidente da extinta Superintendência Municipal de Transporte Coletivo de Manaus (SMTU), órgão que também chegou a ocupar a presidência. Ainda em 2010, foi presidente da Comissão de Licitação do Transporte Coletivo Convencional Urbano de Passageiros.
Entre 2008 e 2010, Ivson foi professor da Universidade Paulista (Unip), professor convidado do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ensino Superior da Amazônia (Ciesa). Também foi professor convidado do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Martha Falcão e do curso MBA do Uninorte.
— —
Da Redação
Foto: Altemar Alcântara / Semcom