32.3 C
Manaus
quinta-feira, junho 20, 2024

Câmara Municipal de Manaus terá ‘feriado’ de 11 dias a partir de amanhã

Os trabalhos na CMM seguem até hoje, 1º/9, e só serão retomados daqui a 11 dias, no dia 13. Questionada, a Câmara Municipal respondeu, por meio da Diretoria de Comunicação, que os dias sem expediente foram compensados em uma sessão extra compensatória e que os trabalhos não serão prejudicados. População repudia a falta de atividades no parlamento municipal

Por

O expediente na Câmara Municipal de Manaus (CMM) encerra nesta quarta-feira, 1º/9, e só retorna daqui a 11 dias, na segunda-feira, 13/9. O feriado bastante prolongado é visto com estranheza pela população, uma vez que o feriado de 7 de Setembro é somente na semana que vem.

A Diretoria de Comunicação da CMM informou, por meio de nota, que a reunião plenária do 8 de setembro foi adiantada e que, sem pequeno e grande expediente, a sessão extra compensatória deliberou nove projetos de lei, três projetos de decreto legislativos e um projeto de lei complementar. Conforme a nota, foram aprovados 13 pareceres, 11 indicações, quatro moções e sete requerimentos.

Segundo a Diretoria de Comunicação, o dia que antecede o 7 de Setembro, dia 6, tradicionalmente é decretado como ponto facultativo. Caso isso não ocorra, segue a nota, haverá sessão plenária ou então será feita a compensação dessa data com sessão extraordinária, assim como ocorreu com a sessão do dia 8/9. Ainda segundo a Diretoria de Comunicação da CMM, as demandas dos parlamentares não serão afetados por conta do feriado.

“Acho um absurdo os vereadores emendarem o feriado antes mesmo do feriado acontecer. Quer dizer que ao invés de eles diminuírem as ausências, eles aumentam ainda mais? É por situações como essas que a classe política fica desacreditada”, reclamou o comerciante Hudson Medeiros Barbosa, 45.

“Trabalhei para ajudar a eleger um vereador que está aí na Câmara e posso dizer que tenho vergonha de ter feito isso. Antes de entrarem na CMM, eles prometem que vão fazer diferente, que vão ser diferentes, mas basta estar lá para mostrarem que são iguais aqueles que condenavam. É muito triste ver que as coisas só pioram”, desabafou a dona de casa, Meirilândia Cruz, 36.

“Onze dias de folga? Eles vão ter quase 15 dias por causa de um dia de feriado. É isso mesmo? Não dá pra acreditar que os vereadores tenham a coragem de fazer isso com a população. Quando a gente pensa que não dá mais para se indignar eles fazem isso. É um desrespeito com a população”, esbravejou Moacir Silva, 58.

Falta de respeito – A falta de respeito com os cidadãos e com as representações de Manaus é algo corriqueiro na CMM. Na semana passada, durante a reunião solene em homenagem ao Dia do Psicólogo, a psicóloga e terapeuta Houzanne Gonçalves deu vazão ao sentimento de indignação ao discursar sobre os anseios dos profissionais da Psicologia para um plenário que tinha a presença de apenas três, dos 42 vereadores municipais.

Além do propositor, vereador Fransuá Matos (PV), a solenidade contou com a presença dos vereadores Cerpê Andrade (Republicanos) e Allan Campelo (PSC), que subscreveram a homenagem.

“Me entristece ver essa Casa com apenas três vereadores na sessão. Onde estão as outras pessoas que foram eleitas pelo povo? Vergonha de vocês, me sinto envergonhada. Não me sinto homenageada. Se estão aqui é porque foram eleitos pelo povo. Aprendam a respeitar o profissional de psicologia. Homenageados nós seremos quando a saúde mental do Estado do Amazonas e do município de Manaus for respeitada”, disse emocionada.

A profissional seguiu seu desabafo afirmando que quando é de interesse, o parlamentar “alicia com um bom discurso, regado a muitas plumas”, mas quando há a necessidade de reconhecimento ou valorização conta-se nos dedos da mão, sem dificuldades, quem são aqueles que se preocupam com a saúde mental dos profissionais e dos pacientes.

“Não estou aqui para fazer inimigos políticos, longe de minha essência isso, mas vou brigar aonde for por respeito à minha profissão e por melhorias para que cada profissional tenha o que é necessário para trabalhar”, disse Houzanne Gonçalves.

A agenda de compromissos da Câmara Municipal é disponibilizada, semanalmente, para todos os gabinetes dos vereadores.

_ _ _

Por Juliana Freire

Foto: Robervaldo Rocha

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -