Mais uma demonstração de que as políticas públicas de saúde estão muito aquém da necessidade de grande parte dos brasileiros é o caso de Evanoel Vieira, 46 anos. Ele está há mais de cinco anos tentando, sem sucesso, ser submetido a um procedimento cirúrgico que lhe devolva a autoestima e coloque fim às dores causadas pelo Ameloblastoma Multicístico, um tumor odontogênico epitelial benigno.
Evanoel entrou com uma ação judicial pedindo que a cirurgia fosse realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e ganhou, no entanto, o SUS recorreu da decisão e a sentença foi enviada para o Supremo Tribunal Federal (STF), que segue sem proferir uma decisão sobre o caso.
A cirurgia está orçada em R$ 250 mil e só pode ser realizada em São Paulo, devido a complexidade do procedimento. Conforme Evanoel, a retirada do tumor e reconstrução da mandíbula são fundamentais para que ele possa voltar a ter uma vida normal.
“Venho sofrendo desde 2015 e buscando meios legais para realizar essa cirurgia e retirar o tumor, mas todos os meios legais me foram negados. Tenho inchaço na mandíbula, muita dor, hemorragia na boca, deslocamento na arcada dentária, dificuldade de movimentar a boca, sensação de formigamento no rosto. Passo noites em claro sofrendo com muitas dores, por isso venho pedir a ajuda de vocês para realizar esse procedimento e tentar retomar minha vida normal”, pede.
Devido a negativa do SUS em realizar o procedimento e ao valor elevado da cirurgia, Evanoel lançou uma vaquinha virtual para que pedir ajuda para retirada do tumor e reconstrução facial. Quem puder pode fazer sua contribuição através do link: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudar-evanoel-viera