O vereador Luís Mitoso (PTB) repercutiu na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta semana, denúncia sobre crimes ambientais, supostamente, cometidos pela empresa Sovel da Amazônia LTDA.
Conforme o parlamentar, a empresa estaria despejando resíduos de papel no Lago da Colônia, no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona Leste. O vereador recebeu vídeos de moradores do bairro para comprovar a ocorrência de danos ambientais.
“Nos vídeos que recebi é muito clara a situação e preocupante. Onde estão o Ministério Público Estadual (MPE), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Semmas), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Polícia Ambiental (Ipaam)? Quando um ribeirinho é pego com uma tartaruga na canoa, rapidamente a polícia age, mesmo se ele estiver levando comida para sua família. Contudo, esse mesmo rigor não se vê com as empresas que lançam toneladas de poluentes nos nossos rios e igarapés”, disse o vereador.
Conforme o site do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a Sovel da Amazônia responde a 20 processos, sendo um relacionado a crime ambiental e os demais à dívida ativa municipal.
O Convergente tentou contato com a Sovel da Amazônia, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.
Foto e vídeo: DIVULGAÇÃO