O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, tem mantido conversas secretas com Raúl Guillermo Rodríguez Castro, neto do ex-ditador cubano Raúl Castro, informou nesta quarta-feira (18) o portal americano Axios, com base em três autoridades que falaram sob a condição de anonimato.
Contextualização
Segundo o site americano, as conversas não seriam negociações formais, mas discussões sobre o futuro da ilha caribenha. Rubio, que nasceu nos EUA e é filho de cubanos, teria conduzido os diálogos à margem do governo oficial de Cuba, atualmente liderado por Miguel Díaz-Canel.
O neto de Raúl Castro, identificado como Raúl Guillermo Rodríguez Castro, estaria envolvido nos encontros sem a participação dos canais diplomáticos tradicionais, em um momento de forte pressão dos EUA sobre Havana.
Até o momento, tanto o Departamento de Estado dos EUA quanto a embaixada cubana em Washington não fizeram comentários públicos sobre os encontros.
As conversas ocorrem em um cenário de uma das maiores crises enfrentadas por Cuba nos últimos anos, com redução no fornecimento de petróleo que agrava a escassez de energia, longo períodos de apagões e filas para abastecimento.


