A deputada Erica Hilton (PSOL) e o deputado Lindberg Farias (PT), criticaram à “Caminha pela Liberdade”, liderada pelo também deputado federal Nikolas Ferreira (PL), por ignorar alertas climáticos e mais de 70 pessoas que estavam presente no ato foram atingidas por um raio e 34 delas foram hospitalizadas.
No X (antigo Twitter), Erica disse prestou solidariedade às vítimas do raio, em Brasília, mas disse que Nikolas Ferreira foi imprudente ao colocar vida de pessoas em risco para não perder o time político da caminhada.
“Minha solidariedade às pessoas feridas após a queda de um raio na caminhada “liderada”, de forma completamente irresponsável, pelo deputado Nikolas Ferreira. Entre proteger seus apoiadores de uma tempestade ou perder o timing político, Nikolas optou por colocar pessoas em risco em nome de ganhos pessoais e eleitorais”, escreveu ela.
A parlamentar disse ainda, que sua fala até poderia parecer implicância, no entanto, disse que a responsabilidade recai sobre todos, incluindo políticos e as pessoas, que ainda levaram crianças para o ato.
“E sei que isso pode parecer implicância. Mas, pelo amor de Deus, os registros publicados pelo próprio deputado indicam que havia crianças ali no meio. Quem convoca a população pra andar 200 quilômetros no acostamento de uma BR, o que já é um risco em si, precisa ter o mínimo de clareza mental para dialogar com autoridades, se atentar aos alertas de risco dos órgãos competentes, olhar pra cima e ver as condições do céu e, em caso de tempestade com raios, parar em um local protegido. E essa é uma responsabilidade que também recai, sim, sobre todos os outros políticos que acompanhavam a caminhada e os próprios manifestantes, principalmente os que levaram crianças”, pontuou Hilton.
Minha solidariedade às pessoas feridas após a queda de um raio na caminhada “liderada”, de forma completamente irresponsável, pelo deputado Nikolas Ferreira.
Entre proteger seus apoiadores de uma tempestade ou perder o timing político, Nikolas optou por colocar pessoas em risco…
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) January 25, 2026
Já Lindbergh Farias, disse que o que marcou na caminhada de Nikolas foi a irresponsabilidade. “Sabe qual a marca de caminhada do Nikolas? A irresponsabilidade! Foi irresponsável do início ao fim e não poderia terminar de outra forma, senão com uma tragédia. Pior, tudo isso para fazer uma cortina de fumaça para tentar encobrir seu vínculo com o escândalo do Banco Master. No fim, é só o Nikolas querendo medir força pra ver quem é que vai ficar com o legado do Bolsonarismo”, disse ele em vídeo publicado no X.
Sabe qual a marca de caminhada do Nikolas? A IRRESPONSABILIDADE! Foi irresponsável do início ao fim e não poderia terminar de outra forma, senão com uma tragédia. Pior, tudo isso para fazer uma cortina de fumaça para tentar encobrir seu vínculo com o escândalo do Banco Master. No… pic.twitter.com/nRQ2jk3h1Y
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) January 25, 2026
Nikolas, no entanto se defendeu, durante visita aos feridos e disse que não houve irresponsabilidade e que foi algo natural, que foge do controle. “Não foi irresponsabilidade, nem desorganização, nem tumulto. Foi algo que foge completamente ao nosso controle. Fiz questão de vir prestar solidariedade, dizer que há muitas pessoas orando pela recuperação deles, para que possam voltar bem e continuar ajudando o país”, afirmou.
Leia mais: Nikolas nega falhas em ato após raio atingir manifestantes: “Não foi irresponsabilidade”


