Durante o podcast As Jornalistas, a empresária da área da Comunicação e jornalista Hélida Tavares falou sobre empreendedorismo, transição de carreira e os aprendizados adquiridos ao longo da sua trajetória profissional. A transmissão foi realizada no Estúdio Inspiração, nesta sexta-feira (23).
Ao relatar sua mudança do jornalismo para o empreendedorismo, Hélida destacou que o processo exigiu reposicionamento profissional, visão estratégica, coragem para assumir riscos e adaptação à dinâmica do mercado e à gestão de negócios. Segundo ela, a bagagem acumulada na comunicação foi decisiva para estruturar sua atuação como empresária.
“A minha vida começou a mudar quando eu fui buscar conhecimento em negócios em São Paulo. Quando eu comecei a procurar mais sobre negócio foi que tudo mudou, porque nós que já somos da área técnica dominamos essa parte, mas quando temos uma empresa precisamos estudar financeiro, gestão de pessoas, planejamento estratégico, marketing e estratégias. Foi aí que minha visão mudou”, afirmou.
A empresária também ressaltou que a experiência com pessoas, construção de imagem, relacionamento e leitura de cenários contribuiu diretamente para o fortalecimento da marca, a tomada de decisões e a expansão dos projetos, tornando-se um diferencial competitivo no ambiente empresarial.
“O desafio na Escola de Negócios era criar algo para aumentar a renda e eu criei meu primeiro podcast na minha sala de reunião, e fui aprimorando. Este já é o quarto formato do Estúdio Inspiração. Depois fiz a transição para a área do comportamento. O segredo para crescer e escalar é o conhecimento. Assim como eu criei um podcast em um espaço 3×4, eu posso criar o que eu quiser. Perdi até o medo do fogo”, pontuou.
Durante a conversa, Hélida reforçou a importância da capacitação contínua, da disciplina e da mentalidade de crescimento para quem deseja empreender. Para ela, transformar conhecimento em estratégia, planejamento e execução é o que sustenta resultados consistentes e longevidade nos negócios, especialmente em um cenário de constantes mudanças.
Sobre o programa
O As Jornalistas segue como um espaço de diálogo qualificado, fortalecendo o jornalismo responsável, humano e comprometido com a sociedade.
O programa pode ser assistido nos canais do YouTube:
As Jornalistas – https://youtu.be/hiXgiflCyWE
O Convergente – https://youtube.com/live/yLyS_AiH4Uk?feature=share
Portal Manaós – https://youtu.be/hiXgiflCyWE
Leia mais: As Jornalistas: Comunicadoras traçam cenário incerto para Eleições 2026 no Amazonas


