Durante a madrugada desta terça-feira (20), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou duas imagens geradas por inteligência artificial (IA) reivindicando a Groenlândia pelos EUA em uma série de postagens provocativas na Truth Social.
Uma das imagens mostra Trump hasteando a bandeira americana em uma paisagem montanhosa e nevada, com a placa “Groenlândia, Território dos EUA, Est. 2026” no canto, enquanto o vice-presidente, JD Vance, e o secretário de Estados do país, Marco Rubio, estão atrás dele.
Leia mais: Odeio dizer assim, mas vamos tomar a Groenlândia, diz Trump
Em outra imagem gerada por IA, o líder americano aparece conversando com líderes europeus no Salão Oval, com um mapa do Hemisfério Ocidental gerado por IA ao fundo.
Na foto, a bandeira americana foi sobreposta aos nomes dos Estados Unidos, Canadá, Venezuela e Groenlândia.
Mais cedo, nesta terça-feira, Donald Trump, disse que teve uma conversa telefônica “muito boa” com o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, sobre a Groenlândia.
O líder americano também afirmou ter concordado com uma reunião entre várias partes em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.
Ele não especificou quais seriam essas partes.
“Como já deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás — nisso, todos concordam!”, disse ele em uma publicação na Truth Social.
Fonte: CNN


