O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma conversa telefônica, nesta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante o diálogo, os dois trataram de temas da agenda internacional e abordaram o cenário político na Venezuela.
De acordo com comunicado divulgado pelo Kremlin, Lula e Putin destacaram posições comuns de Brasil e Rússia no que diz respeito à defesa da soberania dos Estados e à preservação dos interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela.
Os chefes de Estado também concordaram em intensificar a coordenação de ações em fóruns multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o BRICS, com o objetivo de contribuir para a redução das tensões na América Latina e em outras regiões do mundo.
A conversa ocorre em um contexto de aumento das tensões internacionais, após uma operação realizada pelos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na captura de Nicolás Maduro.
Desde o episódio, o governo brasileiro tem adotado um discurso crítico à postura do ex-presidente norte-americano Donald Trump, reforçando a defesa do princípio da soberania entre as nações. Na ocasião, Lula classificou a ação dos EUA como uma “afronta gravíssima” e afirmou que o país ultrapassou uma “linha inaceitável”.
*Com informações da CNN
Leia mais: Venezuela quer retomar relações diplomáticas com EUA


