28.3 C
Manaus
quarta-feira, janeiro 14, 2026

Em meio à crise na Venezuela, Lula fala com Putin e critica ações dos EUA

A conversa ocorre em um contexto de aumento das tensões internacionais

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma conversa telefônica, nesta quarta-feira (14), com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante o diálogo, os dois trataram de temas da agenda internacional e abordaram o cenário político na Venezuela.

De acordo com comunicado divulgado pelo Kremlin, Lula e Putin destacaram posições comuns de Brasil e Rússia no que diz respeito à defesa da soberania dos Estados e à preservação dos interesses nacionais da República Bolivariana da Venezuela.

Os chefes de Estado também concordaram em intensificar a coordenação de ações em fóruns multilaterais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o BRICS, com o objetivo de contribuir para a redução das tensões na América Latina e em outras regiões do mundo.

A conversa ocorre em um contexto de aumento das tensões internacionais, após uma operação realizada pelos Estados Unidos em território venezuelano, que resultou na captura de Nicolás Maduro.

Desde o episódio, o governo brasileiro tem adotado um discurso crítico à postura do ex-presidente norte-americano Donald Trump, reforçando a defesa do princípio da soberania entre as nações. Na ocasião, Lula classificou a ação dos EUA como uma “afronta gravíssima” e afirmou que o país ultrapassou uma “linha inaceitável”.

*Com informações da CNN

Leia mais: Venezuela quer retomar relações diplomáticas com EUA

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -