Em nova conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) depois da primeira “apaziguação” das relações, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que teve uma ótima ligação com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (2). Segundo o republicano, eles discutiram o comércio e sanções.
“Tivemos uma ótima conversa, falamos sobre comércio, falamos sobre sanções porque, como vocês sabem, eu impus sanções, que têm a ver com certas coisas que aconteceram”, disse Trump.
Ver essa foto no Instagram
Além de tarifas contra produtos brasileiros, o governo americano aplicou a Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e revogou vistos de outras autoridades brasileiras, em parte devido ao julgamento contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Mas tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele. Tivemos boas reuniões, como vocês sabem e tivemos uma conversa muito boa hoje, sim”, destacou o líder americano sobre Lula.
Mais cedo, o governo brasileiro revelou que os dois presidentes conversaram nesta terça. De acordo com o Palácio do Planalto, Lula elogiou a decisão dos EUA de retirar tarifa de 40% imposta a certos produtos brasileiros, como café e carne.
De toda forma, o petista solicitou que as taxas de outros produtos também sejam revogadas.
Outro ponto também tratado pelos dois líderes foi o enfrentamento ao crime organizado.
Brasil e Estados Unidos retomaram o diálogo após meses de tensão crescente entre os países, período em que houve a aplicação das tarifas, das sanções e acusações contra o Judiciário brasileiro.
Fonte: CNN


