33.3 C
Manaus
quarta-feira, novembro 26, 2025

MPAM abre procedimentos para fiscalizar políticas públicas voltadas a grupos vulneráveis em Fonte Boa

Atuação da Promotoria busca garantir proteção a idosos, mulheres, crianças e população LGBTQIAPN+ em situação de violência ou discriminação

Por

Visando fortalecer o acompanhamento e a fiscalização das políticas públicas destinadas a grupos vulneráveis, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Fonte Boa, instaurou procedimentos administrativos para monitorar ações de proteção a vítimas de violência e avaliar a estrutura da rede de atendimento a pessoas LGBTQIAPN+ em situação de violência ou discriminação no município.

Os procedimentos (nº 185.2025.000083 e nº 185.2025.000081), assinados pelo promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, têm como finalidade promover e acompanhar, ao longo de 2025 e 2026, políticas públicas voltadas a grupos vulneráveis, além de verificar a viabilidade de implantação do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) em Fonte Boa. Também inclui o monitoramento da implementação de protocolos de atendimento, como o Formulário Rogéria, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelos órgãos públicos locais.

De acordo com o promotor, a instauração desses procedimentos administrativos reflete a urgência de estruturação de uma rede de atendimento especializada e humanizada na cidade.

“De um lado, buscamos a implantação do Samic, essencial para evitar a revitimização e garantir suporte integral às vítimas de violência doméstica e familiar. De outro, atuamos para assegurar o respeito e a cidadania à população LGBTQIAPN+, fiscalizando o enfrentamento à discriminação e exigindo a adoção de protocolos técnicos, como o ‘Formulário Rogéria’ do CNJ, para que o poder público local esteja preparado para acolher e proteger todos os cidadãos, sem distinção”, explicou.

A instalação do Samic é considerada peça-chave para que a população tenha acesso adequado aos serviços de acolhimento e apoio. “A atuação ministerial não se limita à persecução penal, mas estende-se, fundamentalmente, à garantia de que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa”, ressaltou o promotor.

A Promotoria oficiou a Secretaria Municipal de Assistência Social de Fonte Boa e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), solicitando, no prazo de 15 dias, informações sobre:

– Políticas existentes para atendimento a grupos vulneráveis (idosos, crianças e mulheres vítimas de violência doméstica), incluindo fluxos de atendimento e existência de protocolo de escuta especializada;
– Possibilidade de instalação do Samic no município, acrescentando dados considerados relevantes para o funcionamento adequado do serviço.

Adicionalmente, foram expedidos ofícios à Delegacia de Polícia Civil, à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria Municipal de Assistência Social, especialmente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas), requisitando, também em 15 dias:

– Informação sobre conhecimento e uso do “Formulário Rogéria”;
– Indicação de protocolos utilizados para registro e atendimento de casos de violência ou discriminação contra a população LGBTQIAPN+;
– Envio de estatísticas referentes aos últimos 12 meses sobre atendimentos prestados a esse público.

Por fim, a Prefeitura de Fonte Boa foi notificada a informar, igualmente em 15 dias, se o município possui um Plano Municipal de Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+ e se há previsão de criação de um Centro de Referência ou órgão similar destinado a esse público.

“O Ministério Público seguirá vigilante para que esses direitos saiam do papel e se transformem em realidade na vida da população de Fonte Boa”, finalizou o membro do MP.

*Com informações do MPAM

Leia mais: Justiça condena Prefeitura de Manaus a pagar R$ 30 mil a vendedora ambulante por abuso de fiscais da Semacc

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -