O Governo do Amazonas lançou, nesta quarta-feira (19), a nova fase do Saúde AM Digital, que passa a oferecer atendimento médico 24h por clínico geral diretamente pelo celular. A iniciativa amplia o acesso à urgência básica em todo o estado e reduz a necessidade de deslocamento para unidades presenciais.
Durante coletiva de imprensa no espaço de Telessaúde recém-inaugurado no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Rodrigues Viana, bairro Compensa, zona oeste, o governador explicou que a iniciativa representa um marco na modernização do atendimento.
“A gente havia feito um compromisso, lá atrás, de que a fila iria andar e a fila andou em uma velocidade impressionante. E isso é importante porque universaliza o atendimento, possibilita que todo mundo no estado tenha acesso ao médico. O que estamos fazendo aqui é um serviço que só existe nos melhores planos de saúde. Não é qualquer plano que tem um serviço como esse. E hoje nós estamos tornando isso público, de forma inédita no Brasil”, afirmou o governador.
Sobre o aplicativo
O novo serviço funciona pelo aplicativo Saúde AM Digital. Para ter acesso, o usuário preenche seus dados, informa CPF e número do SUS e, ao buscar atendimento, responde a uma triagem de oito perguntas que orienta o encaminhamento. Pacientes com sintomas leves como dor de cabeça, febre baixa, cólicas, dor abdominal, vômito, diarreia sem sinais de desidratação, quadros gripais sem gravidade ou dificuldade moderada para respirar, são direcionados imediatamente ao clínico geral, que realiza o atendimento remoto em poucos minutos.
Durante a consulta, o médico pode emitir receitas, atestados e pedidos de exames diretamente pelo aplicativo. Os documentos ficam armazenados no perfil do paciente, facilitando o acompanhamento tanto remoto quanto presencial. Caso o usuário já tenha exames feitos, também pode anexar fotos pelo app para que o profissional avalie em tempo real, garantindo resolutividade e continuidade do cuidado.
O governador também explicou que o serviço funciona como porta de entrada para sintomas básicos, permitindo que problemas cotidianos sejam resolvidos sem sobrecarregar a rede física. Apenas casos graves ou emergenciais são direcionados para unidades presenciais. Nestes casos críticos, o próprio aplicativo vai orientar a procurar uma unidade de saúde. O serviço terá à disposição cerca de 10 mil médicos, garantindo que o tempo de espera não ultrapasse 20 minutos.
Com informações da assessoria


