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quinta-feira, novembro 13, 2025

Sem licitação, gestão de Almeida gasta mais de R$ 10 milhões com serviço de retirada de entulho

O extrato do contrato não informa a vigência e nem o período dos serviços

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Mais de R$ 10 milhões vão ser gastos dos cofres da Prefeitura de Manaus, sob gestão do prefeito David Almeida (Avante), com serviços de remoção de entulho em rios e igarapés da cidade. A informação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM).

De acordo com a publicação, o valor faz parte dos gastos da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), que realizou uma dispensa de licitação para autorizar a contratação da empresa que receberá o montante.

Ao todo, serão gastos R$ 10,1 milhões para a execução dos serviços pela Semulsp. O texto foi assinado em 23 de outubro de 2025 pelo subsecretário de Gestão da Semulsp, Altervi de Souza Moreira.

Conforme consta no documento, o contrato prevê o uso de duas balsas, dois empurradores, uma embarcação autopropulsora, duas escavadeiras hidráulicas e cinco botes com motor de popa, além do fornecimento de combustível, mão de obra técnico-operacional e manutenção integral dos equipamentos.

Apesar de informar os serviços que serão contratados, a publicação oficial não detalha o prazo de execução dos serviços nem as áreas prioritárias para a limpeza dos igarapés.

Empresa

A empresa que foi contratada pela Prefeitura de Manaus foi a TRAIRI COMERCIO DE DERIVADOS DE PETROLEO LTDA, inscrita sob o CNPJ 04.811.052/0001-07. De acordo com a Receita Federal, a empresa tem como principal atividade econômica o comércio varejista de combustíveis para veículos automotores, mas também mantém diversas atividades secundárias.

Segundo a Receita Federal, a empresa fica localizada em Manaus e possui situação cadastral ativa, tendo como data de abertura novembro de 2001.

TRAIRI-CNPJ

Ainda de acordo com o sistema da Receita, a empresa tem como capital social o valor de R$ 15 milhões e possui Maria Celeste Sales e Humberto Lucio de Sales como sócios.

Em consulta ao Portal da Transparência de Manaus, é possível verificar que a empresa já prestou serviços à gestão municipal entre 2012 a 2025.

De acordo com o sistema do Portal da Transparência, o último pagamento que consta referente à prestação de serviços da empresa foi feito em outubro de 2025 que, segundo a descrição, foi relacionado ao pagamento de despesas de caráter indenizatório.

Outro lado

O Convergente entrou em contato com a Prefeitura de Manaus, e com a empresa contratada, para questionar como foi feito o orçamento, bem como também o prazo para a execução dos serviços.

Até a publicação desta matéria, não houve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Leia mais: Justiça autoriza abertura de sete inquéritos envolvendo o prefeito David Almeida; processos tramitam sob sigilo

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