32.3 C
Manaus
sexta-feira, outubro 24, 2025

Manaus chega aos 356 anos com legado histórico e urgência em adaptação climática

A capital amazonense chega à data também enfrentando uma série de desafios estruturais e climáticos

Por

Neste dia 24 de outubro, Manaus celebra seu 356.º aniversário, ressaltando sua rica história, diversidade cultural e posição estratégica na Amazônia. Entretanto, a capital amazonense chega à data também enfrentando uma série de desafios estruturais e climáticos que lembram a urgência de investimentos em infraestrutura, governança urbana e adaptação às mudanças no regime de chuvas.

Manaus consolidou-se como um dos centros mais importantes da Região Norte: porta de entrada fluvial para a Amazônia, berço de riquezas como a borracha no ciclo áureo e pivô da Zona Franca de Manaus, que impulsionou sua economia moderna. A cidade abriga patrimônios históricos como o Teatro Amazonas, em estilo art-nouveau, e celebra manifestações culturais únicas como o desfile dos bois-bumbás garantindo participação nacional.

Apesar da trajetória de crescimento e destaque, Manaus enfrenta, nas últimas semanas, alertas expressivos relacionados ao clima. No mês de aniversário da cidade, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta de nível amarelo para chuvas intensas na capital e região, com risco de corte de energia, rajadas de vento e alagamentos, e o resultado foi caótico.

Esses eventos ressaltam “pontos doloridos” na gestão urbana de Manaus, especialmente no mês de aniversário.

Os episódios de chuvas intensas em outubro se somam a outros fenômenos que vêm testando a capacidade de Manaus de lidar com os extremos do clima. A cidade ainda sente os impactos da seca histórica de 2023, quando o Rio Negro atingiu o menor nível em mais de um século, e convive com a ameaça constante das queimadas que, todos os anos, encobrem o céu de fumaça e comprometem a saúde da população.

Esses contrastes climáticos colocam em evidência a necessidade de políticas públicas integradas, que tratem de forma sistêmica o uso do solo, o monitoramento ambiental e o ordenamento urbano da capital. Paralelamente, o debate sobre a reconstrução da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho, reacende tensões entre o desejo de integração terrestre e as preocupações ambientais.

Apesar dos desafios, o aniversário de Manaus também é momento de renovação de esperanças e reafirmação de identidade.

Leia mais: Prefeitura de Manaus renova R$ 62,8 milhões em contratos; construtora ligada à sogra de David Almeida é a principal beneficiada

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -