28.3 C
Manaus
quinta-feira, outubro 23, 2025

Lula confirma que vai disputar candidatura à reeleição em 2026

Presidente disse estar com a "mesma energia de quando tinha 30 anos de idade"

Por

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (23) que pretende disputar um quarto mandato nas eleições de 2026. A declaração foi feita à imprensa ao lado do presidente, Prabowo Subianto, durante visita oficial à Indonésia.

“Vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, afirmou Lula.

Leia mais: Justiça manda remover posts que ligam irmão de Lula a fraudes no INSS

O presidente disse se sentir pronto para buscar mais um mandato e fortalecer as relações internacionais do país.

“Esse meu mandato só termina em 2026, no final do ano. Mas eu estou preparado para disputar outras eleições e tentar fazer com que a relação entre Indonésia e Brasil seja uma relação, sabe, por demais valorosa, e que a nossa relação traga mais empresários brasileiros para visitar a Indonésia”, completou.

Em seu discurso, o presidente disse que quer deixar o país preparado para as eleições de 2030. “Daqui a quatro anos, haverá gente nova disputando as eleições. Quero deixar o país preparado. Vou ser o presidente que pensa em governar por quatro anos e deixá-lo ‘tinindo, tinindo’”, disse.

De acordo com a última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada no começo de outubro, Lula segue na liderança das intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. O petista aparece com percentuais que variam entre 35% e 43% nas oito simulações de primeiro turno.

Entre os candidatos de direita avaliados, o ex-presidente Jair Bolsonaro — mesmo inelegível — registra o melhor desempenho frente a Lula, alcançando 26% contra 35% do presidente. Em um cenário com Michelle Bolsonaro, ela chega a 21%, enquanto Lula marca 36%.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pontua entre 18% e 19%, diante de 39% a 42% de Lula. Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro obtém entre 15% e 23%, dependendo do cenário testado.

No segundo turno, Lula mantém a vantagem em todas as simulações, com intenções de voto variando de 41% a 47%. Se reeleito, Lula tomará posse para o seu quarto mandato aos 81 anos.

Fonte: MoneyTimes

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -