O Governo do Amazonas iniciou, nesta segunda-feira (20), um mutirão de cirurgias de catarata dentro do programa Opera+ Amazonas, que visa ampliar o acesso a procedimentos eletivos na rede pública. O pontapé inicial aconteceu no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus, reunindo pacientes que aguardavam na fila por atendimento.
O governador Wilson Lima anunciou a ação em suas redes sociais: “Começamos a semana do aniversário de Manaus com uma ação histórica na área de saúde! Demos início ao maior mutirão de cirurgias de catarata de todos os tempos no Amazonas. Serão 12 mil cirurgias de catarata até o final deste ano. Isso é importante para dar mais qualidade de vida para as pessoas que precisam dessa cirurgia.”
De acordo com as informações do Governo, serão realizados 180 procedimentos por dia, de segunda a sábado, permitindo que pacientes já passem pelo pré-operatório e consultas com médicos especialistas no mesmo dia.
O mutirão integra o programa Opera+ Amazonas, que busca reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS). A expectativa é que até dezembro de 2025 sejam realizados 12 mil procedimentos aos pacientes da rede pública de saúde.


