29.3 C
Manaus
segunda-feira, outubro 20, 2025

Rodrigo Paz é eleito presidente da Bolívia após 20 anos de governo da esquerda

Economista e ex-prefeito de Tarija venceu no segundo turno com 54,5% dos votos e promete um “capitalismo para todos”

Por

O economista Rodrigo Paz Pereira foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19), após vencer o segundo turno com 54,5% dos votos. A vitória marca o fim de quase duas décadas de governos de esquerda, liderados pelo Movimento ao Socialismo (MAS), e inaugura uma nova fase política no país.

Paz, de 58 anos, representa o Partido Democrata Cristão (PDC) e derrotou o ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, que obteve cerca de 45,5% dos votos. Sua posse está marcada para o dia 8 de novembro.

Filho do ex-presidente Jaime Paz Zamora (1989-1993), Rodrigo nasceu em Santiago de Compostela, na Espanha, enquanto seus pais estavam exilados por motivos políticos. Formado em Economia, ele já foi deputado, prefeito da cidade de Tarija e, mais recentemente, senador.

A eleição de Paz representa uma mudança histórica na política boliviana. Desde 2006, o país era governado pelo MAS, partido fundado por Evo Morales. A derrota da legenda reflete o desgaste de um modelo que, embora tenha reduzido a pobreza, enfrentou nos últimos anos crise econômica, inflação e escassez de combustíveis.

Paz se define como um político de centro-direita e propõe o que chama de “capitalismo para todos”, um modelo que combina incentivo ao setor privado com a manutenção de programas sociais. Ele defende ainda a descentralização do orçamento público, a reforma administrativa e o combate à corrupção.

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -