O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) iniciou o planejamento de um novo concurso público para reforçar seu quadro funcional, incluindo vagas para procurador de contas, procurador jurídico, analista administrativo e auditor de controle externo. A medida visa atender à vacância de cargos e à criação de novas funções previstas em lei complementar.
A decisão foi aprovada pelo colegiado da Corte durante a 27ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (16), na fase de indicações e propostas, por apresentação da conselheira-presidente Yara Amazônia Lins.
O certame contemplará vagas para o Ministério Público de Contas (MPC), com a admissão de um novo procurador de contas, além da criação e preenchimento dos cargos de procurador jurídico e analista administrativo.
No caso do MPC, o concurso ocorre em atendimento ao artigo 327 do Regimento Interno do TCE-AM, diante da vacância no cargo de procurador após o falecimento de Ademir Carvalho Pinheiro. O colegiado atendeu pedido do próprio MPC para garantir a continuidade de suas atividades, que atualmente conta com nove membros em exercício.
Já a criação dos cargos de procurador jurídico e analista administrativo decorre da Lei Complementar nº 277/2025, publicada em 26 de agosto no Diário Oficial do Estado. A norma instituiu a Procuradoria Jurídica do TCE-AM e criou os cargos de procurador jurídico e analista administrativo. Também estão previstas vagas para o cargo de auditor de controle externo.
Com informações da assessoria