A Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial concluiu nessa segunda-feira, 25/8, a quarta viagem do ano, realizada pela gestão Macelly Veras. Desde a retomada dos serviços, em maio, a embarcação já contabiliza 7.528 atendimentos nas comunidades ribeirinhas do município.
Nessa etapa, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) percorreu os Polos 4 e 5. Somente nessa viagem, foram realizados 429 atendimentos médicos, 418 procedimentos de vacinação, 361 de enfermagem, 277 atendimentos odontológicos e 24 atualizações do Cadastro Único (CadÚnico).
Veja também: Gestão Macelly Veras amplia apoio a trabalhadores informais e MEIs em Maués
Pela primeira vez, a UBS Fluvial chegou às comunidades Boa Esperança, São Marcos, Santa Maria e Menino Deus.“Estamos finalizando os atendimentos nos Polos 4 e 5, incluindo comunidades que nunca haviam recebido a visita da UBS Fluvial. Esse trabalho é sobre cuidar das pessoas e garantir que a atenção básica em saúde chegue a quem mais precisa”, destacou Geisel Paiva, secretário-executivo da Semsa.
Moradores também celebraram a presença da equipe de saúde. “Não é sempre que conseguimos ir até a cidade para receber atendimento. Receber a UBS Fluvial pela primeira vez na comunidade foi um verdadeiro privilégio. Meus filhos foram consultados, receberam os remédios e já estão bem melhores”, afirmou Josiane do Carmo, moradora da comunidade São Sebastião.
A prefeita Macelly Veras, que acompanhou parte da viagem, reforçou o compromisso da gestão com a saúde da população ribeirinha. “Hoje tive a honra de atender algumas crianças na área da odontologia. Ver a alegria das pessoas ao receberem a UBS Fluvial pela primeira vez é emocionante. Quando falamos em cuidar da nossa gente, falamos de respeito, atenção e compromisso com cada comunidade”, ressaltou a prefeita.
Com a UBS Fluvial, a gestão Macelly Veras leva atendimento médico, odontológico, vacinação, exames, distribuição de medicamentos, orientações de saúde e atualizações de beneficários do programa Bolsa Família às comunidades ribeirinhas. A próxima viagem está prevista para setembro, contemplando o Alto e o Médio Apocuitaua.
(*) Com informações da assessoria