Em entrevista à CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a declaração do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta segunda-feira (7). Trump publicou uma mensagem nas redes sociais criticando o que classificou como uma “caça às bruxas” por parte das autoridades brasileiras contra o ex-mandatário.
“Recebi com alegria essa manifestação. Trump é um grande chefe de Estado, com quem convivi por dois anos, sempre em defesa de nossas nações e da liberdade”, declarou Bolsonaro à CNN, em resposta ao apoio do republicano.
O ex-presidente voltou a afirmar que a ação penal que tramita contra ele no Supremo Tribunal Federal (STF) é fruto de perseguição. “Este processo que respondo é uma aberração jurídica, clara perseguição política já percebida por todos de bom senso”, disse.
Na ação, Bolsonaro é réu por cinco crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Caso seja condenado, especialistas apontam que a pena pode chegar a até 39 anos de prisão.
A reação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva veio por meio das redes sociais, em nota oficial que, embora não citasse Trump diretamente, foi entendida como uma resposta ao americano. “A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Ninguém está acima da lei”, disse o presidente.
No conteúdo publicado por Trump, ele afirmou que o Brasil estaria tratando Bolsonaro de maneira “terrível” e prometeu “acompanhar de perto” o desenrolar do caso. “O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”, escreveu.
Nos bastidores, a declaração do republicano foi vista com preocupação por integrantes do Itamaraty. Para diplomatas, o gesto acende um alerta sobre possíveis interferências do movimento de extrema direita nos Estados Unidos no cenário político brasileiro, especialmente nas eleições de 2026. No Palácio do Planalto, há quem veja na manifestação um sinal de que Trump pode buscar influenciar diretamente o processo eleitoral no Brasil.
*Com informações da CNN
Leia mais: Trump contesta ações do STF contra Bolsonaro e coloca Governo Lula sob pressão