25.3 C
Manaus
sexta-feira, julho 4, 2025

Omar Aziz lidera reunião com Gleisi Hoffman e cobra desenvolvimento sustentável para cidades do Sul do AM

Senador lidera comitiva no Planalto e apresenta proposta de diálogo para destravar o desenvolvimento sustentável no Sul do Amazonas

Por

O senador Omar Aziz (PSD-AM) liderou nessa quarta-feira, 2, uma reunião com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para cobrar a conciliação entre preservação ambiental e o desenvolvimento econômico no Sul do Amazonas. A iniciativa aconteceu com a presença de parlamentares da bancada amazonense e prefeitos da região.

“É possível sim conciliar o setor produtivo com o meio ambiente! Foi para defender esse diálogo que nos reunimos, no Palácio do Planalto, com o senador Eduardo Braga, os deputados Átila Lins e Sidney Leite, além de prefeitos e lideranças do sul do Amazonas”, afirmou Omar.

Durante o encontro, os representantes do Amazonas apresentaram à ministra uma proposta para estabelecer um canal permanente de diálogo entre o Governo Federal, o Ministério do Meio Ambiente, o Ibama e o ICMBio. O objetivo é encontrar soluções que viabilizem o desenvolvimento sustentável sem abrir mão da preservação ambiental.

A pauta foi centrada nos desafios enfrentados por municípios como Manicoré, Humaitá, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Lábrea, onde a população, segundo o senador, sofre com entraves burocráticos e limitações para empreender, produzir e gerar empregos devido às restrições ambientais.

Segundo Omar Aziz, é urgente que o Governo Federal ouça quem vive na floresta e promova políticas que garantam oportunidades econômicas com responsabilidade ecológica.

“A ministra se colocou à disposição para abrir essa interlocução, buscando um equilíbrio entre o cuidado com a floresta e as oportunidades de quem vive nela”, destacou o senador.

Um apelo por soluções reais

Omar reforçou que o debate sobre a Amazônia precisa ir além dos discursos, com medidas concretas que aliem progresso e proteção ambiental.

“Nós somos a favor da preservação, não somos a favor dos desmatamentos irregulares e eles [o governo federal] também não são a favor, porque isso prejudica eles hoje. E nós estamos aqui com a ministra, esperamos que a gente possa ter uma solução mais rápida”, continuou Omar.

Gleisi Hoffman também comentou sobre a iniciativa e disse que ficou sensibilizada sobre as pautas levantadas pelos parlamentares:

“Fiquei muito sensibilizada com os relatos porque, de fato, eles trazem a situação com a propriedade, mas também com os relatos que têm a ver com a vida das pessoas. Claro, nós temos todo o cuidado com a questão ambiental, o desmatamento, mas precisamos também saber o que está acontecendo e o que de fato é errado, ou não é. Então a minha disposição é conversar com a ministra Marina, o Ibama, para estabelecermos uma mesa de diálogo para encaminhar essa solução da melhor maneira possível”, prometeu.

 

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -