Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram em Brasília, nessa quarta-feira (7), para pedir anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A manifestação, organizada pelo pastor Silas Malafaia, contou com a presença de Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Além dos líderes do PL, a manifestação também teve a presença de mais de uma dezena de parlamentares aliados, entre eles o deputado federal Alberto Neto (PL). Em discurso, o ex-presidente afirmou que a anistia é prerrogativa exclusiva do Congresso Nacional.
Ver essa foto no Instagram
A manifestação ocorreu três dias após Bolsonaro receber alta hospitalar, após três semanas internado por uma cirurgia intestinal. A Polícia Militar ainda não divulgou estimativa de público, mas o ato ocupou cerca de duas faixas do Eixo Monumental.
A maioria dos manifestantes vestia camisetas da seleção brasileira e carregava faixas e cartazes pedindo anistia.
Um dos motivos da mobilização, segundo bastidores políticos, é tentar aumentar a pressão sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), para que avance a votação do projeto de lei que propõe a anistia aos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
Ver essa foto no Instagram
Leia mais: Governador da Bahia fala em levar eleitores de Bolsonaro “para a vala”