O governo russo declarou nesta terça-feira (25) que possui amplas reservas de metais de terras raras e está disposto a negociar sua exploração. A declaração ocorre após o presidente Vladimir Putin sugerir a possibilidade de uma parceria com os Estados Unidos nesse setor.
As informações são da CNN. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou a importância desse recurso e a demanda americana. “Os americanos precisam de metais de terras raras. Temos muitos deles”, afirmou. Segundo ele, a Rússia já possui seus próprios planos para o desenvolvimento desses recursos estratégicos, mas enxerga espaço para cooperação internacional.
Na segunda-feira (24), em entrevista à TV estatal, Putin afirmou que a Rússia está aberta a colaborações com parceiros americanos, tanto do setor público quanto do setor privado, dentro de um futuro acordo econômico entre os dois países.
Por sua vez, o presidente dos EUA, Donald Trump, assegurou que grandes parcerias econômicas com a Rússia estão a caminho.
No entanto, Peskov ressaltou que ainda há desafios diplomáticos a serem superados antes que qualquer negociação econômica avance e que a crise na Ucrânia é uma prioridade na agenda internacional. Somente após avanços nesse tema será possível discutir projetos comerciais e investimentos.
Ele enfatizou ainda que, quando houver uma decisão política favorável, a Rússia estará aberta à cooperação no setor de metais raros.
Metais
Os metais de terras raras são um grupo de 17 elementos essenciais na fabricação de imãs usados em veículos elétricos, celulares, sistemas de mísseis e outros dispositivos eletrônicos. A Rússia possui a quinta maior reserva global desse recurso, segundo o U.S. Geological Survey, ficando atrás da China, Brasil, Índia e Austrália.
Enquanto isso, os EUA e a Ucrânia estão finalizando um acordo separado sobre o fornecimento de metais de terras raras. Trump afirmou nesta semana que as negociações estão “muito próximas” da conclusão. Por outro lado, Putin declarou que essas tratativas não representam uma preocupação para a Rússia