A secretária Cecília Lorenzon foi exonerada do comando da Secretaria de Saúde de Roraima (SESAU). A exoneração ocorre dias após denúncias feitas na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) de uma suposta cobrança de propina de empresários. A informação consta no Diário Oficial do Estado, edição desta terça-feira (25).
Na última semana, o presidente da ALERR, o deputado Soldado Sampaio (Republicanos) denunciou que a secretária Cecília Lorenzon estaria, supostamente, cometendo diversas irregularidades a frente da Secretaria de Saúde, sendo uma delas uma suposta cobrança de propina a empresários.
Após a repercussão das falas do deputado, o governador de Roraima Antônio Denarium (PP) assinou a exoneração de Cecília Lorenzon. Apesar disso, o governador a nomeou em outro cargo, como secretária de governo digital.
Cecília Lorenzon deixa o cargo de secretária de Saúde de Roraima após uma gestão polêmica. Conforme noticiou O Convergente, no início de 2024, a secretária foi afastada do cargo após uma investigação da Polícia Federal, que apontou um possível esquema de fraudes em licitações na pasta.
Na época, ela passou por auditoria e retornou ao posto de secretária após um decreto do governador Denarium.
As investigações indicaram que a contratação foi feita sem um estudo técnico preliminar comprovando a necessidade interna do serviço, desconsiderando auditorias anteriores do Tribunal de Contas da União e da Controladoria-Geral da União que indicaram suspeitas de direcionamento de licitação e superfaturamento da contratação da empresa pelo governo do Acre.
Outro lado
O Convergente entrou em contato com Cecília Lorenzon para um posicionamento a respeito das denúncias. A SESAU também foi procurada para esclarecimentos sobre a exoneração.
Até a publicação desta matéria, não houve retorno das partes. O espaço segue aberto.
Leia mais: RR: STF rejeita ação e confirma eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima