O advogado amazonense Beto Simonetti será o primeiro presidente reeleito do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde a redemocratização do país. À frente da chapa única “OAB de Portas Abertas”, Simonetti registrou sua candidatura em 10 de janeiro de 2025 e deve ser reconduzido ao cargo para o triênio 2025-2028 nas eleições previstas para 31 de janeiro de 2025.
A chapa é composta por Felipe Sarmento, de Alagoas, como vice-presidente; Roseline Rabelo de Jesus Morais, de Sergipe, como secretária-geral; Christina Cordeiro dos Santos, do Espírito Santo, como secretária-geral adjunta; e Délio Fortes Lins e Silva Júnior, do Distrito Federal, como diretor-tesoureiro.
Veja também: Jean Cleuter é reeleito presidente da OAB-AM para triênio 2025/2027
Simonetti, que também é o primeiro amazonense a presidir a OAB Nacional, foi eleito para o cargo para o triênio 2022-2025, e se destacou por uma gestão com atuação em defesa do Estado Democrático de Direito e das prerrogativas dos advogados, além do combate às Fake News nas Eleições.
Antes de Simonetti, apenas três presidentes foram reeleitos na história da OAB: Levi Carneiro (1933-1938), Fernando de Melo Viana (1938-1944) e Carlos Povina Cavalcanti (1962-1965). Desde a redemocratização, nenhum presidente havia sido reconduzido ao cargo.
Natural do Amazonas, Beto Simonetti é formado em Direito pela Universidade Nilton Lins e pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Na OAB, atuou como conselheiro federal pelo Amazonas e secretário-geral da entidade antes de assumir a presidência em 2022.
As eleições da OAB estão previstas para 31 de janeiro de 2025. Com a ausência de chapas concorrentes, Simonetti deverá ser aclamado para mais um mandato.