27.3 C
Manaus
terça-feira, novembro 26, 2024

Data-base 2024 da segurança pública do AM deve ser debatida nesta semana

Expectativa é do deputado estadual Comandante Dan; a segunda reposição salarial de 2024 deve chegar em 3,93%

Por

A segunda data-base do ano para os servidores da segurança pública do Amazonas pode ser debatida ainda esta semana. A reunião no final deste mês de novembro sobre o tema havia sido sinalizada em julho deste ano, após o governador Wilson Lima conceder o primeiro reajuste salarial da categoria de 4,65% referente a 2023.

“O segundo percentual ficou de ser tratado ainda em novembro, isto garantido pelo governador Wilson Lima e nós estamos na expectativa de que ainda esta semana possamos sentar para tratar dessa segunda data-base referente ao ano de 2024”, destacou o deputado estadual Comandante Dan, nesta terça-feira, 26, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Veja também: ‘A educação é um dos elementos mais importantes’, diz Wilson Lima ao anunciar reajuste da data-base da categoria

A meta é retomar os debates sobre tema para garantir o reajuste dos servidores no percentual prometido de 3,93%. Após a conclusão das tratativas dos valores referentes a 2024, a próxima data-base deve ser discutida em abril de 2025.

“Nós precisamos rever essa política pública, inclusive, fazendo as nossas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para que possamos garantir, já na previsão da Lei, para que a data-base seja honrada ao longo dos anos seguinte da aprovação da LOA. Isto é importante e nós precisamos atentar para esta característica”, salientou.

Entenda

Em julho desta ano, o governador Wilson Lima anunciou o reajuste salarial de 4,65%, referente à data-base de 2023, aos servidores da segurança pública do Amazonas. O benefício é previsto em lei e alcança policiais civis, militares e penais, investigadores, peritos, bombeiros militares e servidores técnico administrativos da área.

A promessa, na época, era de que a segunda reposição salarial referente a 2024, de 3,93%, fosse concedida ainda este ano. Wilson Lima havia agendado este mês de novembro, após o Executivo sentir o tamanho do impacto financeiro da estiagem, uma nova reunião sobre os valores de reajuste referentes às perdas do ano.

Com o novo reajuste salarial, as forças de segurança pública do Amazonas poderão alcançar 8,58% de reposição das perdas.

Além da segurança pública, Wilson Lima concedeu em julho deste ano o reajuste salarial para o setor primário e para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A medida envolveu o pagamento de datas-bases de áreas que reúnem mais de 20 mil trabalhadores estatutários do estado, alcançando servidores ativos, aposentados e pensionistas.

“Isso é importante porque valoriza o servidor, e aqui nós estamos falando de categorias que são importantes da segurança pública, da proteção da sociedade, da UEA que é importante na formação do cidadão e também do setor primário, que responde por uma fatia significativa da nossa economia”, destacou Wilson Lima, na época.

 

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -