Em entrevista ao programa Debate Político, do O Convergente, o diretor executivo do Instituto Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, comentou sobre políticos que fazem críticas às pesquisas eleitorais. O programa vai ao ar nesta terça-feira (5), às 21h45, na Rede Onda Digital pelo canal 8.2 e também através do Youtube.
À apresentadora Erica Lima, o diretor executivo apontou que os políticos fazem avaliação das pesquisas eleitorais baseando-se nos resultados que os beneficiam. “Político é o seguinte: quando está bom para ele, ele fala bem; quando está ruim, ele fala mal”, disse.
Ver essa foto no Instagram
O convidado da semana, Eric Barbosa ainda relembrou o caso sobre o comentário do senador Plínio Valério (PSDB), em julho deste ano, em que afirmou que ‘pesquisa e merda’ são a mesma coisa.
“Tivemos o caso absurdo, ridículo, do senador Plínio Valério, que falou que pesquisa e ‘merda’ é a mesma coisa. Quando ele foi candidato ao Senado, as pesquisas mostravam ele subindo e ele comemorava. Posso dizer que é uma atitude idiota para uma pessoa que é senador, que tem um posicionamento e uma fala dessa. Ele mesmo está falando mal de um sistema que ele trabalha, porque as pesquisas eleitorais existem por causa das eleições”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Na época, O Convergente entrou em contato com o senador Plínio Valério, que descartou um pedido de desculpas aos institutos de pesquisa que atuam no Amazonas, e reiterou o que disse durante a convenção partidária.
“Desculpa nada, o que disse e tenho dito sempre, é que pesquisa é um método científico e não tem como errar. Os erros estão na divulgação porque quase sempre, são pesquisas encomendadas. No meu caso, por exemplo, nenhuma pesquisa divulgada citava a possibilidade de me eleger, quando todos sabiam que eu ganharia. Portanto, reafirmo o que disse, pesquisa científica não tem erro. Pesquisas encomendadas são uma merda no processo eleitoral”, afirmou com exclusividade ao O Convergente.
O programa Debate Político é exibido todas as terças-feiras, às 21h45, através do canal 8.2 da Rede Onda Digital, além dos canais do Youtube do O Convergente e também da Onda Digital.