25.3 C
Manaus
quinta-feira, outubro 31, 2024

MP abre investigação para apurar falta de mamógrafos em hospital de Itacoatiara (AM)

Segundo o MPAM, o equipamento que é fundamental para detecção ao câncer de mama não está disponível no hospital há anos

Por

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou uma investigação para apurar a falta de mamógrafos no Hospital Regional José Mendes, município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus). Segundo o órgão ministerial, apesar de ser fundamental para detecção ao câncer de mama, o equipamento não está disponível há anos na unidade hospitalar.

Veja também: Suposto nepotismo e desvio de recursos em hospital de Parintins será investigado pelo MPAM

O investigação foi instaurada após o promotor de Justiça Vinícius Ribeiro de Souza, no último dia 2 de outubro, visitar o hospital para uma inspeção e avaliação das condições de atendimento e estrutura. No local, foi constatado que a instituição já teve o equipamento, mas ele deixou de funcionar devido a problemas técnicos e nunca foi substituído.

Com 110 leitos, o hospital é o único da cidade e é considerado ‘unidade-polo’, atendendo municípios vizinhos do Médio Amazonas, como Silves, Urucurituba e Itapiranga e comunidades adjacentes.

Inspeção do MPAM também foi realizada no tomógrafo do hospital

Durante a inspeção, o promotor de Justiça questionou a direção do hospital quando à falta do mamógrafo. A unidade hospitalar informou que houve, por parte do município, ofício à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) para resolução do problema, mas até o momento nenhuma medida foi realizada.

Saúde

No despacho do MPAM, o promotor Vinícius Ribeiro de Souza ressaltou que, no mês de maio deste ano, foram feitas realizadas campanhas como a Carreta de Saúde em parceria com o Sesc Amazonas e o Governo do Estado, cujas ações contavam com exames de mamografia.

Para Souza, contudo, se existisse um mamógrafo na cidade, as mulheres de Itacoatiara não dependeriam de campanhas aleatórias.

“Por óbvio, havendo um mamógrafo na cidade, as mulheres de Itacoatiara não dependeriam de campanhas aleatórias do governo ou de outras entidades, havendo uma política pública perene em Itacoatiara tão necessária, visto que o tratamento precoce pode salvar vida”, declarou o promotor, em trecho do despacho.

“A existência de um mamógrafo em Itacoatiara daria às mulheres do município acesso contínuo ao exame, sem a necessidade de depender de campanhas pontuais ou ações externas”, afirmou o promotor.

15 dias

O MPAM determinou que a Secretaria Municipal de Itacoatiara, assim como a direção do Hospital Regional José Mendes sejam oficiadas, no prazo de 15 dias, para que apresentem explicações quanto a falta do mamógrafo e indiquem quais providências foram adotadas para o município adquirir o equipamento.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com o a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), a Prefeitura de Itacoatiara e o Hospital Regional José Mendes, e solicitou informações sobre a falta de mamógrafo na unidade hospitalar.

Da prefeitura, a reportagem questionou quais medidas o Executivo municipal tem adotado para melhorar o atendimento de saúde no hospital. Da SES-AM, foi questionado se há previsão de envio de mamógrafo para a unidade hospitalar. E do José Mendes, O Convergente também pediu posicionamento e perguntou qual o procedimento para substituição de mamógrafos. Até a publicação, sem retorno de ambas as partes.

Confira a Notícia de Fato na íntegra:

Notícia de Fato-238-2024-000017

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -