Inexpressivo como parlamentar e presidente inoperante, David Reis (Avante) conseguiu chamar atenção, mais uma vez, por sua falta de habilidade na condução da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Por isso, caberá à Prefeitura de Manaus revogar o Projeto de Lei número 2767/2021, de autoria do vereador, sancionado no último dia 23 de julho pelo prefeito David Almeida que alterou o nome da Praça Nestor Nascimento, localizada no Bairro da Praça 14, para Praça Oscarino Peteleco. O espaço público fica localizado na esquina entre a avenida Japurá e a rua Afonso Pena.
Se levasse seu mandato tão a sério quanto leva o papel que cumpre de estar nas “barras das calças” do pai, o titular da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Sabá Reis, saberia que o advogado Nestor Nascimento foi um dos mais ilustres moradores da Praça 14 de Janeiro. Negro, Nestor participou dos principais movimentos sociais e políticos da cidade na época da ditadura militar e foi um dos líderes na organização e valorização das tradições da comunidade negra no Estado, por isso a homenagem.
Nestor Nascimento foi idealizador e fundador do Movimento Alma Negra do Amazonas (MOAM), a primeira organização voltada às causas negras no Estado e esteve à frente da luta em defesa do reconhecimento oficial do Quilombo Urbano do Barranco de São Benedito, segundo quilombo urbano certificado do país, no ano de 2014.
Peteleco – A proposta de mudança no nome para “Praça Oscarino Peteleco” causou uma série de manifestações contrárias e forçaram o parlamentar a voltar atrás. Agora, David Reis deve apresentar um outro projeto de lei para designar outro espaço que abrigue a homenagem a Oscarino Farias, o criador do boneco Peteleco, que também foi um morador ilustre da Praça 14.
— —
Da Redação
Foto: Divulgação