25.3 C
Manaus
sábado, novembro 23, 2024

Operação da Polícia Federal investiga associação criminosa suspeita de desviar cota parlamentar

Os delitos investigados são: associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio

Por

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (25) a operação Discalculia, com o objetivo de desarticular associação criminosa voltada para desvio de recursos públicos (cota parlamentar), além de falsificação de documentos para criação de Organização de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

De acordo com as investigações, o objetivo final dos autores era a destinação de verbas parlamentares em favor desta OSCIP.

Cerca de 60 policiais federais cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em Brasília/DF, Cidade Ocidental/GO, Valparaíso de Goiás/GO, Aparecida de Goiânia, e Goiânia/GO.

Os delitos investigados sobre desvio de cota parlamentar são: associação criminosa, falsidade ideológica, falsificação de documento particular e peculato-desvio.

A operação recebe o nome de “DISCALCULIA – transtorno de aprendizagem relacionado a números –“ porque foi identificada falsificação na Ata de Assembleia da constituição da OSCIP, consistente em data retroativa (ano de 2003). Porém, o quadro social à época seria formado por crianças de 1 a 9 anos.

Veja também

O ex-governador da província de Madre de Dios, no Peru, o médico Luís Gullermo Hidalgo Okimura, de 71 anos, foi preso na tarde dessa quinta-feira, 24, durante a Operação Status, deflagrada pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) em Pauini (a 923 quilômetros de Manaus).

Segundo a PC-AM, o político é acusado de suposta organização criminosa, corrupção passiva e tráfico de influência. As diligências que resultaram na prisão do ex-governador foram coordenadas por policiais civis da 63ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Pauini.

*Com informações da PF

Leia mais: RR: Operação da PF mira organização suspeita de fraudar benefícios de idosos venezuelanos

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -