26.3 C
Manaus
sexta-feira, novembro 22, 2024

Eleições 2024: População denuncia derramamento de santinhos próximos a colégios eleitorais de Manaus e Itacoatiara

A prática de derrame dos santinhos, além de sujar vias públicas, é considerado crime eleitoral, configurado como propaganda eleitoral irregular

Por

Na data que marca o 1° turno das Eleições Municipais de 2024, ruas próximas a colégios eleitorais, em diversas zonas da capital, aparecem cercados por santinhos de candidatos à prefeito e vereador.

Na manhã deste domingo (6), o O Convergente recebeu denúncias de vídeos e fotos do resultado da prática de derrame dos santinhos, além de sujar vias públicas, é considerado crime eleitoral, configurado como propaganda eleitoral irregular.

veja vídeo:

 

Além de Manaus, moradores de Itacoatiara (a 270 KM de Manaus), também realizaram denúncias quanto a prática na cidade do interior.

Veja vídeo:

 

De acordo com a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições), a conduta  de derramamento de santinhos configura crime eleitoral com punição de detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil Unidades Fiscais de Referência (UFIRs).

As representações contra o derrame de santinhos de candidatas e candidatos próximo ao local de votação, realizado na véspera ou no dia da votação, podem ser ajuizadas em até 48 horas após a data da eleição (Resolução TSE nº 23.671/2021).

Caso a prática aconteça, a situação deve ser documentada por meio de fotos ou vídeos, com a identificação do local e dos candidatos ou candidatas envolvidos, encaminhando-se para apuração do Ministério Público Eleitoral.

 

 

 

 

 

 

Por: Victoria Medeiros

Foto: Reprodução

Revisão: Letícia Barbosa

Leia mais: Candidatos a prefeito de Manaus vão às urnas pela manhã do domingo

Fique ligado em nossas redes

Você também pode gostar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Últimos Artigos

- Publicidade -