Após a divulgação da última pesquisa do Instituto Pontual Pesquisas, o diretor executivo da empresa, Eric Barbosa, explicou o que teria motivado a ‘reviravolta’ no cenário da disputa pela Prefeitura de Manaus, de acordo com a pesquisa divulgada nesta sexta-feira (13) pela Pontual Pesquisas. A pesquisa aponta que os candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (UB) estão caminhando para o 2º turno.
De acordo com o diretor executivo, os sistemas de monitoramento já demonstravam uma mudança no eleitorado manauara desde a última semana. Conforme ele explicou em entrevista para a Band News Difusora, isso ocorre devido às novas informações que são recebidas pelo eleitor com a proximidade das eleições.
“Desde a última terça-feira, da semana passada, nosso monitoramento interno já mostrava uma mudança no eleitorado. Por que isso acontece? Se você pegar os dados das pesquisas anteriores, houve um acréscimo de mais de 10% dos eleitores que afirmam estar decidindo seu voto em Manaus. Ou seja, conforme vai chegando mais perto do dia da votação, a eleição vai esquentando e o eleitor vai recebendo mais informações, através de redes sociais, televisão e no seu dia a dia, e começa a ver a necessidade de escolher seu voto”, explicou.
Ainda segundo ele, essa decisão de voto do eleitorado fez com que o cenário eleitoral em Manaus mudasse de rumo, colocando o candidato Roberto Cidade entre as preferências dos eleitores da capital e fazendo com que o candidato Amom Mandel (Cidadania) – que ocupava a segunda posição até então – perdesse algumas intenções de voto.
“Paralelamente a isso, o número de eleitores que decidiram seu voto subiu em Manaus e, desde a última terça-feira, temos monitorado a subida do candidato Roberto Cidade para acima dos 21 pontos, disputando o 2º turno com o candidato e atual prefeito de Manaus, David Almeida. Isso é uma reviravolta na eleição, porque até então Amom [Mandel] era o candidato que estava na segunda colocação, mas houve um decréscimo, uma avaliação negativa, para a casa dos 15 pontos”, disse.
Ver essa foto no Instagram
O diretor executivo explicou que os candidatos que devem protagonizar o segundo turno possuem as duas maiores campanhas do pleito. De acordo com Eric Barbosa, o número de candidatos a vereadores e o tempo de televisão de cada candidato influenciam na escolha do eleitor.
“Atualmente, as duas maiores estruturas de campanha na eleição são dos candidatos David Almeida e Roberto Cidade. Por exemplo, o David Almeida conta com um grande número de vereadores, e Roberto Cidade tem aproximadamente 300 vereadores. Além disso, os cabos eleitorais e a influência da TV são importantes. O candidato Roberto Cidade tem 14 minutos de televisão, e David Almeida também possui um número significativo de tempo, comparado com os outros. Ou seja, são vários fatores que têm contribuído para que as duas maiores campanhas ocupem o espaço do segundo turno”, afirmou.
Pesquisa
Em uma nova pesquisa, desta vez do Instituto Pontual, os candidatos David Almeida (Avante) e Roberto Cidade (UB) aparecem caminhando para disputar a Prefeitura de Manaus no 2º turno. A pesquisa da Pontual foi divulgada nesta sexta-feira (13) e é mais um levantamento que aponta esse cenário.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024. O registro da empresa no CONRE-7 é 8260, e o registro estatístico é 9079. O diretor executivo da empresa é o Prof. M.Sc. Eric Barbosa. A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro e entrevistou 1.066 eleitores.
Com um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3%, a pesquisa apontou que David Almeida aparece com 32,1%, seguido por Roberto Cidade com 21,1%. A vantagem de Roberto Cidade é de mais de 5 pontos em relação ao terceiro colocado, o candidato Amom Mandel (Cidadania), que aparece com 15,8%.
______
Por Camila Duarte
Revisão: Letícia Barbosa
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.