Após o recesso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para o dia 13 de agosto o início do julgamento de uma das cassações do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP). O caso será analisado a partir das 19h, no plenário do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF).
Dos três processos de cassação, o TSE julgará apenas um processo que cassou o mandato de Antonio Denarium. O processo em questão é referente ao abuso de poder econômico nas eleições 2022, o qual foi deferido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima.
Na semana passada, a ministra Isabel Galloti, que é relatora dos três processos de cassação do governador de Roraima, já havia solicitado o processo, que entrou em pauta nessa quinta-feira (8) no sistema do TSE.
Cassações
Denarium foi cassado em três ocasiões pelo Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) devido ao seu envolvimento em casos de compra de votos. A primeira cassação foi relacionada ao uso do programa Cesta da Família, enquanto a segunda estava ligada ao programa Morar Melhor.
Na terceira cassação, o governador enfrentou acusações adicionais, incluindo o envio de R$ 70 milhões para prefeituras. O Pleno do Tribunal avaliou as acusações, muitas delas relacionadas ao uso de recursos públicos para obter vantagens eleitorais em 2022. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi iniciada pela coligação Roraima Muito Melhor, com a desembargadora Tânia Vasconcelos atuando como relatora do processo.
Leia mais: Adversários políticos, Surita e Denarium dão ‘cartada’ sobre apoio na disputa do pleito em Boa Vista