As pesquisas eleitorais realizadas em ano eleitoral são de suma importância para analisar o cenário dos prefeituráveis junto aos eleitores antes do pleito. A menos de 70 dias do processo eleitoral, a corrida eleitoral se intensifica e a decisão dos eleitores pode mudar na escolha do seu representante. Na mais recente pesquisa estimulada do Instituto Pontual, noticiada por O Convergente, foi mostrado que a intenção de voto dos eleitores está se firmando na capital.
O empresário e diretor da Pontual Pesquisas, Eric Barbosa, explicou durante entrevista à Band News Difusora sobre o processo de realização do estudo e que os eleitores estão decididos em quem devem votar neste pleito.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-04187/2024, Eric destacou, nesta segunda-feira (22), que esta terceira pesquisa de intenções de voto para a prefeitura de Manaus foi realizada em 63 bairros, onde foram entrevistados 1.066 eleitores de todas as zonas da cidade. Apesar de o resultado da amostra indicar que a maioria diz estar decidida sobre seu voto, ainda há eleitores indecisos, o que pode mudar o resultado final da eleição municipal, que definirá quem será o prefeito de Manaus nos próximos quatro anos.
“Do total da amostra, há 52,7% dos eleitores manauaras que afirmam que o seu voto já está decidido. Na eleição, ele não vai mudar. Mas, olha que interessante: 35,7% responderam que não estão decididos em relação ao seu voto e 11,6% não souberam opinar sobre isso. Ou seja, nós temos 52,7% de eleitores afirmando que estão certos em relação à decisão do seu voto e cerca de 47% que ainda não decidiram sobre o candidato para a Prefeitura de Manaus”, disse Eric Barbosa, pontuando que o voto do eleitor pode ser crucial para os candidatos a prefeito.
O estudo tem uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Este é o terceiro estudo de intenção de voto para prefeito realizado pelo instituto para a capital amazonense. Os demais pré-candidatos a prefeito mencionados no estudo foram: Alberto Neto (PL) com 8,5%, Marcelo Ramos (PT) com 5,6%, Maria do Carmo (NOVO) com 2,8%, Natália Demes (PSOL) com 0,9% e Gilberto Vasconcelos (PSTU) com 0,6%.
“Segundo a pesquisa, 10,1% dos eleitores declararam que votarão em branco ou nulo. Além disso, 3,7% dos entrevistados optaram por não opinar.
“Aqui mostramos uma tendência, que é a manutenção do atual prefeito de Manaus como primeiro colocado na disputa. É natural, porque está no cargo. Outra manutenção é o candidato Amom Mandel como segundo colocado; isso já era demonstrado desde o ano passado”, disse o empresário.
A pesquisa também destacou, conforme mencionou Barbosa na entrevista, o crescimento do deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade, com 3,8% no período de abril de 2024 a julho de 2024.
O gráfico mostra que David Almeida aumentou sua porcentagem de 27,5% para 29,8%. Em contraste, o deputado federal Amom Mandel viu sua porcentagem cair de 29,3% para 25,2%. Por outro lado, Roberto Cidade obteve um crescimento de 3,8% na avaliação do eleitorado, subindo de 9% para 12,8%, demonstrando um aumento constante e progressivo.
“Uma das maiores discussões, que até estava norteando essa, foi o terceiro colocado na pesquisa. Existe uma desidratação do candidato Alberto Neto, que cai para 8,5%, e uma crescente contínua do candidato Roberto Cidade, que alcança 12,8%”, concluiu Eric Barbosa.
Ver essa foto no Instagram
Foto: Reprodução/Vídeo/Youtube/BandNewsDifusora
Leia mais: Convenção do PCdoB oficializa apoio à pré-candidatura de Marcelo Ramos em Manaus