Durante a sessão plenária desta terça-feira (16), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Caio André (UB), anunciou que a Procuradoria da Casa deu o parecer favorável para a instalação da CPI que vai investigar as ações da Secretária Municipal de Comunicação (Semcom).
Na segunda quinzena de março, a oposição protocolou um pedido para a instalação de uma CPI contra a Semcom após a repercussão de um vídeo que mostra uma suposta entrega de propina na sede do órgão.
Em ida à CMM, o até então secretário Israel Conte apontou que o conteúdo foi manipulado e mostrou um laudo pericial. Ao O Convergente, o vereador William Alemão (Cidadania) reforçou que as provas não convenceram os parlamentares, que continuaram com o pedido de instalação da CPI.
Ver essa foto no Instagram
Após a lida do parecer, o vereador William Alemão comentou sobre a instalação da CPI na CMM e pontou que “Manaus inteira estava esperando que fosse instaurada”.
Conforme explicado pelo presidente da CMM, na próxima semana será realizada uma reunião para definir os próximos passos da CPI. “Segunda-feira vamos nos reunir, os líderes dos partidos, para definir quem serão os membros, presidente, vice-presidente, suplentes”, reforçou o vereador William Alemão.
Sendo um dos autores do requerimento, ele ainda afirmou que a investigação vai se aprofundar na denúncia do vídeo. “Esse tipo de denúncia que recebemos e foi o causador dessa CPI é um ato de improbidade administrativa, assim se for comprovado, ele é diretamente uma lavagem de dinheiro porque é desvio de dinheiro público”, disse.
Entenda
O vídeo que circulou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional mostra um homem chegando no prédio da Semcom e recebendo um envelope de uma servidora. Ao entrar em um local com menor circulação de pessoas, ele abre o envelope e mostra uma quantia em dinheiro.
No dia 20 de março, o secretário municipal de comunicação Israel Conte prestou esclarecimento aos vereadores sobre o vídeo de uma suposta entrega de propina dentro do prédio da Semcom. De acordo com ele, após o conteúdo passar por uma perícia técnica, foi constatado que as imagens foram manipuladas.
De acordo com o laudo, no vídeo existem diversas lacunas, o que evidencia a manipulação. “Com base nas análises técnicas pericias detalhadas acima, há de se mencionar, que, O VÍDEO PERICIANDO APRESENTA UM CLARO TRABALHO DE MANIPULAÇÃO AUDIOVISUAL, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras”, diz um trecho do laudo.
____
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.