A partir desta segunda-feira (15), o ex-presidente dos Estados Unidos Donaldo Trump será julgado em um processo criminal. O empresário classificou o julgamento como “ataque”.
Trump foi intimado a comparecer a uma audiência com o juiz da Suprema Corte de Manhattan, em Nova York, para responder a um processo sobre o pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels.
De acordo com o processo, pagamento teria sido feito para, supostamente, comprar o silêncio da atriz sobre um relacionamento extraconjugal e, assim, proteger a campanha de 2016, quando venceu a democrata Hillary Clinton na eleição presidencial.
“Isso é um ataque aos Estados Unidos. Nunca aconteceu nada parecido”, disse Trump ao chegar ao Tribunal.
O ex-presidente dos EUA não foi acusado pelo suposto pagamento, mas por disfarçá-lo como despesas legais da Organização Trump, a empresa da família, o que pode resultar em uma pena de até quatro anos de prisão.
Mesmo que seja sentenciado, isso não seria um obstáculo para sua candidatura nas eleições presidenciais de 5 de novembro, quando enfrentará pela segunda vez o democrata Joe Biden, que o derrotou na disputa de 2020.
*Com informações do UOL
Leia mais: Donald Trump sofre primeira derrota nas eleições primárias dos EUA