A população do município de Manicoré saiu às ruas em protesto pela morte de um recém-nascido no último dia 4. Durante as manifestações, tanto o hospital onde o bebê estava internado quanto a residência do prefeito Lúcio Flávio (PSD) foram alvo de ataques. Os eventos foram registrados em vídeo e compartilhados pelos próprios manifestantes nesta quarta-feira (6).
O bebê nasceu no domingo (3) na cidade de Manicoré e, devido a complicações, precisou ser entubado. Diante de seu estado, a equipe médica optou por transferi-lo para Manaus, mas o bebê faleceu durante o trajeto.
Familiares alegam falta de humanização por parte da equipe médica. Segundo relatos dos manifestantes, os protestos começaram com a família dirigindo-se à residência do prefeito em busca de respostas, mas o local acabou sendo vandalizado. O hospital onde o bebê nasceu também foi alvo de depredação.
Ver essa foto no Instagram
Em resposta aos atos, a Prefeitura de Manicoré emitiu uma nota de solidariedade à família, lamentando profundamente o ocorrido. “Infelizmente, mesmo com todos os esforços para estabilizá-lo, o recém-nascido não resistiu e veio a falecer durante o trajeto. Este é um momento de grande tristeza e luto, não apenas para a família diretamente afetada, mas para toda comunidade e família de Manicoré”, diz um trecho.
A nota também criticou a tentativa de politização de um evento tão trágico, classificando-a como insensível e ilegal, e enfatizou o momento de luto vivido pela comunidade.
“Tentar politizar um evento tão trágico é um ato de insensibilidade e ilegalidade. Estas ações desrespeitam a memória do recém-nascido e sua família, bem como toda nossa comunidade, que se encontra enlutada e em busca de conforto e apoio”, pontuou.
A administração municipal ainda reforçou que os responsáveis pelos ataques à residência do prefeito serão identificados e responsabilizados judicialmente.
Ver essa foto no Instagram
Repercussão
Nas redes sociais, a nota da Prefeitura de Manicoré gerou diversos comentários. Alguns internautas cobraram melhorias nas condições de saúde e no atendimento das unidades básicas da cidade.
“É triste e vergonhoso um município com tanto fluxo eleitoral não oferecer um serviço digno e adequado à população manicoreense, que tanto merece”, escreveu um usuário.
“É por situações como essa que deveriam construir centros médicos especializados nos municípios do AM. Deveriam parar de concentrar tudo em Manaus. A todo momento vejo pessoas precisando se deslocar até a capital do estado para obter tratamento mais especializado, e isso não deveria acontecer!”, comentou outro internauta.
Confira:
Leia mais: Recurso contra sentença relacionada a contratações da prefeitura de Manicoré é negado
___
Por Camila Duarte
Ilustração: Marcus Reis
Receba no seu WhatsApp notícias sobre a política no Amazonas.